No e-commerce, assim como em qualquer comércio, os profissionais dentro dessa área estão sempre dedicados a atender a expectativa do cliente e gerar a melhor experiência de compra possível. Por isso, a embalagem no e-commerce deve ser alvo de preocupação tanto quanto os outros itens necessários para uma loja online.
Além dos quesitos online, como um site que possua a melhor usabilidade, para que as ações de marketing sejam eficientes e o atendimento de qualidade. Outros fatores, que já são off-line, é a preocupação com o tempo e a forma de entrega do produto, as demais ações não valerão de nada.
Temos que sempre ter em mente que a experiência do cliente começa na vitrine e termina nele satisfeito com o produto. Devido a toda agilidade e facilidade que o e-commerce proporciona ao cliente, a expectativa do recebimento da compra e a ansiedade para a chegada do produto tem se tornado cada vez maior.
Isso é tão verdade, que hoje já existem e-commerces proporcionando a compra online e a retirada na loja física.
Outro fato é que estamos lidando com um novo perfil de consumidor que estamos atendendo atualmente, isso acontece porque as novas gerações vem chegando cada vez mais conectadas e informatizadas e também pelo próprio crescimento deste mercado, com consumidores comprando mais através deste canal e sentindo a velocidade com que este acontece.
Mas, todo mundo sabe que transportar encomendas pelo Brasil é uma missão difícil devido as condições da infra-estrutura de transporte do país e fazer a encomenda chegar em boas condições é ainda muito mais difícil. Por isso, os responsáveis pela logística discutem a forma mais eficaz de entrega, selecionam os melhores parceiros.
Levando tudo isso em conta, temos que pensar que a escolha da embalagem é muito importante e deve ser feita cuidadosamente e testes e envios são bem vindos antes mesmo de iniciar uma nova operação, além do que a embalagem é a apresentação física da loja online para o consumidor.
A embalagem deve, além de proteger o produto e possuir um peso adequado, ter uma ótima aparência, o que contribuirá para destacar a empresa dos seus concorrentes.
Hoje existem uma infinidade de fornecedores de embalagens com muitos modelos, opções de customizações, tanto para o fechamento externo quanto para proteção interna do produto, como por exemplo, caixas de papelão comuns e flexíveis, isopor em cubos, envelope de segurança de polietileno, envelopes acolchoados, plásticos bolha de varias gramaturas, almofadas de ar, espumas térmicas expansivas e muitos outros mais.
Fato é que, quanto mais resistente for a embalagem e mais protegido internamente o produto estiver, maior a chance dele chegar perfeito ao seu destino. Então, cuidar bem da escolha da embalagem não é apenas um capricho de marketing e sim uma lógica de preocupação para diminuir a logística reversa e a evitar gerar desprazeres aos consumidores.
Se os produtos da sua loja online tem alto valor agregado, para se evitar extravios, o marketing do lado de fora das embalagens deve ser ponderado, nestes casos, uma das soluções é efetuar ações de marketing dentro das embalagens, como por exemplo envio de brindes, folders, cartões, revistas, cupons de desconto.
As tabelas de todas as transportadoras, inclusive dos Correios, precificam o frete conforme o peso físico e o peso cubado da encomenda; cobrando sempre pelo maior valor dentre os dois; nem sempre o peso físico será o maior valor dentre os dois; nem sempre o peso físico será maior do que o peso cubado, portanto, dimensionar o tamanho das embalagens é tão importante quanto verificar a gramatura dos insumos dela.
O ideal é escolher tamanhos fixos de embalagem porque o tamanho e o peso das embalagens são duas informações dentre algumas outras necessárias para ter o cálculo exato do custo do frete.
Por serem as embalagens sempre compradas em grandes quantidades, ter experiências, testando-as com as transportadoras escolhidas, fazendo alguns envios antes de iniciar uma operação de e-commerce, é uma ação que sempre ajuda nos ajustes finais para tomada de decisão mais assertiva da compra desses itens.
O marketing no processo da embalagem
No momento em que estamos do e-commerce, o intuito principal da embalagem era fazer o produto chegar inteiro à casa do consumidor. Contudo, várias lojas entenderam que isso era o mínimo a ser feito (afinal, a integridade do produto é fundamental).
De fato para conquistar de vez o cliente é preciso muito mais. Imprimir a identidade da sua marca na embalagem é um fator de competitividade importante dentro de um mercado cada vez mais acirrado.
As marcas de luxo nos mostram bons exemplos de como gerir esse aspecto da experiência do consumidor. Uma pesquisa rápida no YouTube utilizando os termos unboxing (desembalando) e alguma marca específica nos apresenta a amplitude dessa experiência.
Dezenas de consumidores postam vídeos do processo de abertura de algum produto adquirido na internet. A marca de bolsas francesas Céline caprichou bem na embalagem externa (caixa de logotipos da empresa) e ao proteger o produto internamente. O saco de tecido em que a bolsa estava acondicionada mereceu até um carinho especial por parte da cliente.
Esse tipo de afago pode se aplicar a qualquer loja online, inclusive a sua! Um exemplo muito bom disso é o e-commerce americano Everlane, por exemplo, tem uma proposta de vender, por um valor acessível, camisetas, cintos e bolsas com um design simples, mas que agreguem alta qualidade de material e extremo cuidado no acabamento. Eles desenvolveram um conceito com a manufatura de seus produtos e trabalhadores. Tais valores fazem parte da cultura e ética da empresa.
As embalagens contém adesivos simples com o logotipo da marca, papéis e cartonados fáceis de serem reciclados e uma cartinha especial de agradecimento ao cliente.
Dicas para embalar seus produtos para o e-commerce
1 – Conheça bem a gama de produtos que irá oferecer
Entender as características (tamanho, peso, etc) e o nível de resistência (se aguenta batidas) de todos os produtos permitirá escolher as melhores alternativas de embalagens. Vale a pena, também, conhecer a quantidade média de produtos adquiridos por venda e o arranjo entre os produtos.
O cliente costuma comprar produtos grandes mesclados com itens pequenos? Dessa forma, você consegue entender qual o tipo de embalagem será mais utilizado, facilitando bastante o processo de logística e permitindo que você otimize o embalamento.
2 – Se possível, tenha embalagem personalizada
Verifique os custos de estamparia para ter o seu logotipo nos mais diversos tipos de embalagem. Ter o logotipo impresso nas cores originais e dispensável a princípio, pois quanto maior o espectro de cores utilizadas, mais caro será estampar. Ter seu logo em uma matriz preto e branco, portanto, pode ser suficiente no começo.
3 – Se você trabalha com vestuário, capriche nas dobras e arremates finais
Invista em papéis que possibilitem fixar a dobra do produto e que deem um bom acabamento, como os papéis de seda. Capriche também na dobra para evitar que o produto chegue amassado.
4 – Imprima etiquetas com a ordem do pedido, endereço do destinatário e logotipos
Ao invés de escrever o nome do remetente e do destinatário com caneta, imprima a ordem do pedido direto em etiquetas. Se você utiliza a Nuvemshop, será bem fácil organizar isso. Caso você tenha convênio com os Correios, é possível imprimir etiquetas já com o tracking-code do envio e o logotipo da sua loja!
5 – Mantenha a embalagem pequena e leve
O peso e o tamanho da embalagem influem diretamente nos custos de envio. Evite superdimensioná-la para seus custos serem mais econômicos.
Modelos e tipos de embalagem para o e-commerce
Caixas de papelão
Elas ganham no quesito versatilidade, transportando tudo (ou quase tudo) em diversos tamanhos. É ideal, já que ocupam pouco espaço e têm fácil montagem. Saber a quantidade média de produtos adquiridos por compra te ajudará a encontrar um tamanho padronizado de caixa para o seu tipo de negócio.
Atualmente, existe uma infinidade de estampas, cortes e dobras para esse tipo de caixa. Podem contar, por fim, com invólucro interno (pequenos sulcos almofadados) para embalagem de produtos frágeis.
Envelopes em papel Kraft
O papel Kraft possibilita criar embalagens de diversas resistências. Em geral, os envelopes já vêm com uma fita colante e podem ser utilizados para embalar livros, CD’s, bijuterias, pequenas peças de roupas, etc. Eles podem receber uma camada adicional de plástico bolha para produtos mais frágeis. A marca Everlane, já citada aqui, costuma utilizar muito esse tipo de embalagem para enviar camisetas.
Envelopes plásticos de segurança
Esses tipos de envelopes têm bastante resistência, praticidade e ainda podem ser armazenados facilmente. Funcionam para uma grande variedade de produtos, agregando maior resistência se comparados às embalagens Kraft. Costumam, no entanto, ter um custo maior na hora de personalizar. Também possuem uma camada de plástico bolha interno para incrementar a resistência.
Por isso, além de proteger o seu produto, a embalagem também é um importante canal de marketing para uma marca. Pensar no conceito da embalagem é essencial para qualquer lojista que vende seus produtos pela internet. Pequenos e-commerces devem utilizar da vantagem de trabalhar em menor escala, caprichando no processo de embalamento de seus itens.
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