Dicas para criar um cardápio apetitoso para o seu restaurante

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

Confira algumas dicas para criar um cardápio de dar água na boca nos clientes!

Os cardápios são ferramentas indispensáveis para qualquer restaurante. Eles auxiliam os clientes a identificar o que é servido e dão apoio para a equipe na hora de informar sobre o que eles têm a oferecer.

Se você está querendo desenvolvê-lo do zero ou reinventar o cardápio do seu negócio, é necessário antes de tudo separar algumas informações como descrição e preço dos pratos, bebidas e sobremesas. Para auxiliá-lo na criação desse material que maximize os lucros do seu negócio, aqui estão algumas dicas que separamos.

5 dicas para criar um cardápio de restaurante

1. Design

Projetar um cardápio do zero não é uma tarefa simples: ele precisa informar o que é oferecido pelo restaurante. As cores, tipografia e temática em geral precisam ser consistentes, pensando nesse material como se fosse o cartão de visita do seu negócio. 

Contratar um designer ou uma empresa especializada para realizar esse trabalho é a melhor opção para ter um layout agradável e profissional. 

Se você quiser destacar alguns pratos, existem algumas técnicas simples que podem ser usadas:

  • Faça uma caixa em volta dos itens;
  • Use uma tipografia diferente (algo que seja fácil de ler)
  • Opte por cores contrastantes ou sombreados;
  • Adicione um desenho;
  • Coloque um asterisco ou outro elemento ao lado do prato.

Independente do design escolhido, tenha certeza que um cardápio mais curto é melhor do que com várias folhas. Facilite a vida dos clientes no momento da escolha.

2. Categorias

As categorias são fundamentais nesse material para facilitar a busca. Essa categorização pode ser feita de três maneiras: 

  1. Por ordem de consumo: café da manhã, seguido de almoço e jantar;
  2. Tipo de refeição: lanches, omeletes, pratos feitos, bebidas;
  3. Especialidades: mais pedidos, pratos da casa etc.

Independente de como for feita essa segmentação, também é importante lembrar de destacar os pratos mais rentáveis ​​em todas as categorias. Além disso, opte sempre pela facilidade de leitura do seu público. Quanto mais fácil for para ele encontrar o que deseja, melhor. Cardápios confusos e mal organizados podem levar a clientes irritados.

3. Descrições

As descrições também são fundamentais para criar um cardápio. Elas devem explicar o item, de forma precisa e sucinta, para instigar o cliente a comprar. Mais do que os ingredientes, tente transmitir a sensação que o seu prato causa. 

Algumas pessoas possuem restrições alimentares. Caso você possua pratos exclusivos para esse público, vale a pena informar no cardápio. Por exemplo, alérgicos, intolerantes, vegetarianos e veganos. Mas, lembre-se: as descrições não precisam ser longas, você pode usar ícones para representar essas condições.

4. Imagens

Um dos maiores desafios na hora de criar um cardápio é fazer a fotografia dos alimentos. Se for mal executada, as fotos podem arruinar todo o seu negóccio, por isso é importante contar com um fotógrafo profissional e, de preferência, especializado nesse tipo de imagem para fazer os pratos parecerem ainda mais apetitosos. 

Se preferir, ao invés de fotografar, você também pode usar ilustrações, claro que alinhado com a imagem do seu restaurante. Essa é uma boa estratégia, já que não há risco de degradar seus pratos.

5. Preços e cifrão

Uma dúvida comum para criar um cardápio é com relação a incluir ou não o cifrão. Deixar esse símbolo de fora permite que os seus clientes (mesmo que por um minuto) se esqueçam de que estão gastando dinheiro. Isso, por sua vez, pode até fazer com que eles gastem um pouco mais. 

Outra consideração importante é sobre a posição do preço. Se eles aparecerem em uma coluna lateral em todo o cardápio, os clientes vão comparar os itens com base apenas no valor e a tendência é que eles escolham o prato mais barato. Evite essa situação colocando o preço na linha abaixo da descrição.


Criar um cardápio apetitoso, que represente bem o seu restaurante, é essencial para ter sucesso. Trate-o como uma peça-chave e preste atenção a todos os elementos citados. Se você está em busca de uma gráfica para realizar a impressão desse material, conte com a Quatrocor! Nossos profissionais vão garantir que o seu cardápio fique exatamente como você imaginou. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Gráficas