Diagramação e sua função no design gráfico

Produzir uma peça de design gráfico não envolve apenas o conteúdo, mas também a forma como os elementos gráficos e textuais estão dispostos. Essa “organização” chama-se diagramação

Entender a diagramação e sua importância no design gráfico é o tema do texto do blog da Quatrocor!

O que é diagramação?

A diagramação é um conjunto de técnicas e práticas do design gráfico. Basicamente é a distribuição dos elementos no espaço de uma arte, tentando distribuir tudo da forma mais harmônica possível. 

Sites, blogs e revistas são exemplos de produtos que a usam. Ao longo dos anos, os designers tiveram que se adequar aos meios digitais, em que a linguagem é mais voltada para o visual, já que os usuários lidam com várias informações ao mesmo tempo.

 

Passos importantes 

 

  • Definir o grid;
  • Utilizar colunas na diagramação;
  • Utilizar espaços em branco;
  • Trabalhar bem a tipografia;
  • Trabalhar bem o alinhamento da diagramação;
  • Investir em imagens;
  • Estar atento à hierarquia de conteúdo. 

 

A importância da diagramação no design gráfico

 

A diagramação é um fator fundamental na leitura e compreensão do conteúdo, ela é importante para que o design tenha equilíbrio e seja bem entendido. Além disso, a boa estética visual também é definida pela diagramação.

É uma técnica que também ajuda a guiar como as pessoas irão consumir o conteúdo, já que a diagramação de um projeto define qual o conteúdo mais importante e qual a melhor ordem de leitura. 

Sua importância é tamanha, que o mesmo conteúdo pode ter um impacto completamente diferente de acordo com a diagramação, que se trata de uma questão estética e funcional. 

Quatrocor Gráfica e Editora 

 

Depois de diagramar o projeto do seu material gráfico, ele precisa ser impresso. Na Quatrocor Gráfica e Editora, você tem produtos de alta qualidade. Entre em contato com a gente e faça um orçamento. 

 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?