Conheça 9 tipos de acabamentos gráficos

Conheça os acabamentos gráficos disponíveis na Quatrocor, suas características e para o que são usados 

 

Cadernos, revistas, convites, livros: quando qualquer material gráfico é produzido, há vários acabamentos que podem ser usados para que o item ganhe um detalhe especial. 

 

O tipo de acabamento usado pode variar de acordo com o efeito final desejado e com o que é mais adequado para cada tipo de material. 

 

A Quatrocor oferece acabamentos diferenciados, e, por isso, listamos alguns dos principais tipos para você conhecer. Confira: 

São vários os tipos de acabamentos gráficos.
A dobra é um tipo de acabamento.

 

  • Dobra

 

As dobras são usadas para mudar o formato do material. E existem quatro tipos diferentes, que são aplicados de acordo com o resultado final desejado: “Sanfona”, “Folder” ou “Carteira”, “Cruz” e “Central”. 

 

No estilo “Sanfona”, a dobra pode ser feita, paralelamente, em duas ou mais vezes. Isso permite que mais informações apareçam no impresso, já que o modelo aumenta as possibilidades de frente e verso, além do número de páginas.    

 

Já no caso do tipo “Folder” ou “Carteira”, a dobra é feita por meio de duas pontas que devem ir no sentido do meio do papel, o que resulta em um material com diversas páginas sequenciais. É possível alocar uma grande quantidade de informações nesse estilo, sendo indicado para cardápios, divulgações ou cadernos na área editorial. 

 

Quando a dobra é a “Cruz”, o papel tem que ser dobrado na horizontal e na vertical, deixando um formato de cruz no centro. São ideais para impressões que precisam de imagens maiores, como: programações de eventos e feiras, cartilhas, folhetos, panfletos com muitas informações, etc. 

 

A “Dobra Central”, conhecida como “simples” ou “ao meio”, é uma técnica feita no centro do material, formando duas partes iguais. Este tipo é usado, normalmente, para convites e cardápios de restaurantes.

 

  • Lombada Quadrada (HotMelt ou PUR) 

 

Na encadernação com lombada quadrada, as folhas podem ser coladas pela técnica “Hot Melt” ou “PUR”. Não são necessários muitos procedimentos nesses dois processos. 

 

O “PUR” é um adesivo de encadernação, e a técnica para fazê-lo reúne todas as páginas de um material, empilhando-as e, posteriormente, alinhando-as em blocos. É recomendado para materiais com muitas páginas e que terão intenso manuseio, como livros e catálogos.      

 

Já o “Hot Melt” é uma cola que tem seu uso indicado para materiais pequenos e que terão pouco ou médio manuseio.

 

  • Laminação (Brilho, Fosco e Soft Touch)

 

Este acabamento é um processo em que o impresso recebe uma camada fina e transparente de material plástico. Existem vários tipos de laminação, entre eles “Brilho”, “Fosco” e “Soft Touch”.

 

A “Laminação Brilho” torna as cores mais vivas e traz brilho para todo o impresso, além de garantir nitidez e riqueza de detalhes. 

 

Por outro lado, a “Laminação Fosca” é uma película plástica e fosca, que dá um acabamento discreto, resistente e elegante. Ela é impermeável e minimiza marcas nos materiais. 

 

O “Soft Touch” também é fosco, mas é aveludado, o que garante um toque “suave” à superfície em que foi aplicada. 

  

  • Verniz UV, total, localizado e com textura 

 

O acabamento Verniz UV pode ser total, localizado ou com textura e é utilizado para proporcionar brilho e lisura, além de intensificar as cores. 

 

Como o nome já sugere, o revestimento transparente total é aplicado por toda a extensão do produto. Na técnica localizada, o revestimento é usado em um local específico do material. Também existe o verniz com textura, em que o acabamento tem efeito texturizado. 

 

  • Hot Stamping

 

O Hot Stamping é um processo de impressão que dá um efeito metalizado ao acabamento. Normalmente, ele é usado em trabalhos acadêmicos, convites personalizados e logos para eventos empresariais. 

 

  • Corte e Vinco

 

Este tipo de acabamento é o escolhido para casos em que é necessário que os impressos tenham formas mais especiais e complexas, que não podem ser feitas com as guilhotinas, que possuem cortes retos. 

 

Outra utilidade da “faca de corte e vinco” é marcar o papel para o auxílio das dobras. É usado principalmente nas embalagens e pode fazer o meio corte que costuma ser usado em adesivos. 

 

  • Empastamento Capa Dura

 

Duas partes de cartão são coladas em miolo de papel, formando uma capa dura. Geralmente, o empastamento capa dura é usado na confecção de cadernos e livros, por exemplo.

 

  • Espiral

 

Na encadernação em espiral, o material recebe, da capa ao miolo, furos redondos para que uma espiral de plástico seja inserida e mantenha todas as páginas em ordem. É uma técnica mais econômica e muito utilizada em apostilas, materiais didáticos e TCCs. 

 

  • Wire-o 
São vários os tipos de acabamento.
Acabamento estilo Wire-o.

Wire – o é um tipo de encadernação que é uma espécie de evolução do espiral comum. O suporte espiralado é feito de aço, e os furos são normalmente quadrados ou retangulares. 

 

Essa técnica torna o material mais rígido, valoriza o acabamento e permite a utilização de diferentes gramaturas de papel –  tanto capas flexíveis quanto duras. Pode ser aplicada em cadernos, agendas, calendários e portfólios. 

 

Faça seus materiais gráficos com a Quatrocor!

 

Todos os acabamentos citados são oferecidos pela Quatrocor Gráfica e Editora. Precisa de algum material? Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?