Entenda como usar a credencial para eventos de forma estratégica e tenha sucesso!
Um dos materiais mais importantes na comunicação de um evento são as credenciais. Por mais que existam outros materiais gráficos importantes, são elas que irão definir boa parte da organização e planejamento da cerimônia.
Mais do que isso, elas podem ser utilizadas de forma estratégica quando são personalizadas. Se você quiser entender melhor como pode aproveitar a credencial para ter um evento de sucesso, continue lendo:
Por que utilizar credencial para eventos?
Algumas pessoas podem até ignorar a necessidade dos crachás e credenciais. Porém, quando se tratam de feitas, exposições, seminários e congressos, esses tipos de evento costumam possuir um volume de pessoas muito grande.
Para conseguir identificar e controlar o acesso a algumas áreas e serviços restritos, as credenciais são os produtos mais adequados. Com elas, é possível diferenciar:
- Participantes (modelo único ou variado, de acordo com nível de ingresso);
- Patrocinadores;
- Palestrantes;
- Staff e equipe de organização;
- Suporte;
- E muito mais.
Além da identificação, elas são peça fundamental na segurança do seu evento. Com as credenciais, a empresa garante o controle, além de passar uma imagem de confiança para os visitantes.
É possível também utilizá-los como ferramenta de comunicação e divulgação, quando feito de forma personalizada. Assim, é possível não apenas promover o evento e a marca, como também expor os seus patrocinadores.
Sobre o uso dos crachás e credencial para eventos
Todo tipo de empresa que está realizando um evento pode utilizar as credenciais e crachás. Elas são fundamentais para restringir o acesso de pessoas em áreas limitadas, como o acesso ao backstage. Elas podem ser personalizadas com cores, fontes e desenhos da empresa organizadora, além de contar com o logo do evento e publicidade dos patrocinadores.
Sobre o uso dos cordões para eventos
O cordão também é um produto muito interessante para comunicação. Além de carregar a credencial, também facilita a identificação de pessoas autorizadas quando feito com cores personalizadas. É possível ainda dar destaque para algumas informações, incluindo por exemplo o logo do evento e da empresa organizadora.
Algumas pessoas consideram os cordões como brindes também, que usam para prender celulares, canecas, chaveiros e muito mais. Com um bom acabamento, esse material ganha valor e deixa de ser apenas uma utilidade, tornando-se um desejo para os participantes.
Como fazer credencial para eventos?
Agora que você pôde perceber a importância do crachá e credencial para eventos, deve estar se perguntando como você pode criar modelos personalizados. Não se preocupe, abaixo te explicaremos passo a passo:
1. Reúna as informações
O primeiro passo e selecionar todas as informações e pensar no que a sua credencial precisa transmitir. Além, é claro, do nome e sobrenome do participante, você pode pensar também outros dados, como:
- Tipo de ingresso ou categoria do participante: palestrante, ingresso premium, etc;
- Programação do evento;
- Nome e logo dos patrocinadores;
- Redes sociais ou contato com staff.
Mas saiba que é necessário ter cuidado. Não inclua informações demais para que a credencial não fique poluída.
2. Monte o layout
Há quem diga que o espaço de uma credencial é muito pequeno para ser usado, porém nao se esqueça de que ela tem dois lado. Você pode aproveitar o verso muito bem, inserindo a programação do evento, por exemplo. Como a parte de trás não será visível a todo momento, você pode aproveitar esse espaço para incluir informações como a lista e horários das palestras.
Lembre-se que o maior papel da credencial é identificar a pessoa que está o usado. Por isso, você pode apostar em cores diferentes para cada tipo de participante. Além disso, a frente deve conter a informações mais importantes, como o nome do visitante, com letras maiores.
3. Fique atento ao material
Existem diversos tipos de crachás e credencial para eventos, mas os tipos mais comuns são aqueles feitos de:
- Papel
- Polaseal
- PVC
- PS (poliestireno)
- Vinil
Alguns deles são mais baratos do que outros, porém é necessário ficar atento também à qualidade do material, e não apenas o seu custo. Dependo do seu projeto, alguns materiais podem não ficar tão bons, fazendo a qualidade da sua credencial cair.
4. Tamanho é documento
As medidas também devem ser levadas em consideração. Os modelos A6 (10,5×14,8 cm) costumam ser os mais utilizados, mas é possível apostar também no A7 (7,4×10,5 cm).
A quantidade de informações que você irá inserir e como elas serão visualizadas vai depender do tamanho escolhido. Por isso, é necessário avaliar de forma estratégica qual será o formato utilizado.
Se possível, faça uma prova de teste com o tamanho do material para ver se a leitura está boa e se as informações estão compreensíveis a distância.
5. Ferramenta estratégica de marketing
Como dissemos anteriormente, as credenciais também tem um papel importante de marketing para o evento e as empresas participantes. Os participantes andam pelo evento inteiro com os seus crachás no pescoço, e por onde vão, levam consigo o logo dos organizadores e patrocinadores.
Por isso, dependendo do espaço disponível e formato que você escolher, pode incluir o logo das empresas parceiras e oferecer isso como um próprio adicional no pacote de patrocínios.
Se o seu evento for fechado, pode abrir a utilização de leitores de contato para os seus patrocinadores coletarem o código dos participantes. Isso não só abre mais espaço para negociações, como também auxilia o time de vendas na captação de novos contatos.
Precisa personalizar a credencial para eventos da sua empresa? Conte com a QuatroCor. Realizamos todos os processos para você, desde a criação do design até a impressão gráfica. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!