Como criar uma revista: passo a passo definitivo

Se você deseja saber como criar uma revista, confira todos os passos necessários!

De fato, o ambiente digital está ganhando a maioria das empresas e este não deve nunca ser deixado de lado. Porém, uma outra estratégia que ainda vale muito a pena investir são as revistas. Tanto as impressas como as digitais mantêm o poder de elevar a reputação e os negócios das empresas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria MarketingSherpa, e publicada no O Globo, 82% dos entrevistados, com mais de 18 anos, usavam os anúncios impressos como referência na hora do consumo. Já os canais digitais estavam entre os meios de menor confiança para o consumidor.

Por isso, se você também pensa em desenvolver uma revista para sua organização, aqui estão 11 passos para que você comece. Apesar de serem fáceis, você pode precisar de uma equipe maior ou até mesmo uma empresa especializada, além de uma gráfica de confiança para a impressão, como a Quatrocor. Confira abaixo! 

Passo a passo: como criar uma revista?

1. Escolha o tema

É impossível criar uma revista sem um direcionamento. O tema serve para guiar a redação, design e até mesmo diagramação de todo o material para que todos falem a mesma linguagem. Pense na área em que sua empresa é especializada e também no público que você deseja atingir. Seja o seu negócio uma empresa de turismo ou de joias, é essencial que o tema tenha relação com o que você oferece.

2. Defina o nome

Em seguida, é hora de decidir qual será o nome da sua revista. Você pode optar tanto por usar o nome da própria empresa como criar uma nova denominação. O importante é saber que esse título irá representar sua marca por muitos anos, se optar por dar sequência nela no futuro. Ele deve ser sucinto, direto e também atrativo para fazer as pessoas se interessarem na leitura.

3. Eleja a matéria de capa

Toda revista possui a sua matéria de capa, aquela que irá concentrar os maiores esforços, tanto em redação quanto em design. Revistas de celebridade, por exemplo, a capa pode trazer uma entrevista com uma estrela. Já uma publicação de turismo, a capa costuma destacar um destino e detalhar mais informações no seu interior. 

4. Projete o layout

O layout, design e diagramação da revista passará por muitas mudanças, mas é importante já ter uma ideia de como ela irá parecer no geral. Mesmo nesse primeiro momento, será necessário combinar as fontes, o esquema de cores e outros elementos para definir a aparência da sua revista. Ainda assim, após concluir os próximos passos, você precisará verificar tudo novamente para garantir que suas páginas estejam conforme o esperado.

5. Escreva os artigos 

Os artigos de uma revista costumam ser seu maior atrativo e você precisa decidir se as peças serão redigidas internamente ou se serão contratados autores freelancers. Dependendo dos assuntos e tamanho da revista, todo esse processo pode levar semanas ou até mesmo meses. Se a revista for distribuída internamente, para colaboradores, clientes e parceiros, serão necessários redatores e editores. Porém, se a revista tiver a finalidade de comercialização, será necessário uma equipe ainda maior.

6. Escolha as matérias de destaque

Além da matéria de capa, você também deve escolher dois ou três artigos para destacar. Escolha aqueles que são de grande interesse para seu público para que eles tenham  interesse em ler todo o material. Além disso, inclua no índice quais páginas se encontram esses conteúdos, para ajudar os leitores a encontrarem. 

7. Defina as imagens 

Em seguida, é hora dos designers selecionarem as fotografias, ícones e elementos visuais que melhor combinam com a identidade visual da revista. Garanta que as fotos estejam em alta qualidade para que nada seja perdido na impressão. O recomendado é que ela sejam enviadas em, no mínimo, 300 DPI.

8. Crie o índice

Outro passo importante quando se pensa em como criar uma revista é o índice. Depois de reunir todas as imagens, artigos e publicidades que serão incluídas na publicação, é necessário definir o índice. Esse passo, apesar de não receber a devida importância, é essencial e deve ser feito com cautela. Ele é um dos últimos, pois qualquer alteração na paginação exige mudanças também no índice.

9. Feche o arquivo

Pronto? Ainda não! É hora de salvar sua revista para mandá-la para a plataforma online ou para a gráfica imprimir. O ideal é fechar o material em PDF, assim você garante a máxima qualidade e, também, impede que hajam alterações no seu arquivo.

10. Atenção ao acabamento

Se o seu material for impresso, existem algumas etapas que exigem sua atenção. O formato e tamanho da revista, qualidade do papel, gramatura, laminação entre outros detalhes importantes devem ser esclarecidos com o profissional da gráfica. Com o acabamento gráfico, você garante que o material irá sair como você estava esperando.

11. Divulgue seu material

Agora que você já sabe como criar uma revista, é hora do seu público saber que você a fez. Se você não fizer uma boa divulgação, vai acabar perdendo tempo e dinheiro em um material que não vai atrair ninguém. Se seu material é digital, pode apostar na divulgação pelas redes sociais, enviando por mensagens ou até mesmo com um pouco de patrocínio. Já se a revista for impressa, conte com uma boa logística para que elas cheguem até as pessoas certas.


Sabemos que esses passos, apesar de parecerem simples, demandam tempo, dedicação, conhecimento e investimento. Se, após visualizar todas essas etapas, você optar por realizar suas revistas impressas, conte com a Quatrocor

Nossos profissionais especializados podem auxiliá-lo em todas as etapas, desde a impressão até a logística de suas revistas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?