As vantagens em distribuir panfletos

Embora o marketing digital ganhe força diariamente, alguns métodos mais antigos, como os panfletos, continuam sendo pertinentes e trazendo resultados positivos para as empresas.

Existem inúmeras vantagens nesse tipo de mídia, as principais são o grande alcance dos panfletos, o baixo custo e a facilidade de produção.

Quer conhecer mais sobre os pontos positivos de se investir nesse item? A Quatrocor te conta neste texto!

 

Antigo método de marketing 

Os panfletos são um método antiquíssimo de marketing. De acordo com os registros históricos, os primeiros panfletos foram usados na Europa Medieval. Eles continham poemas de amor, que eram levados a pequenas vilas e cidades. 

Com a evolução do marketing, da tecnologia e das redes sociais, os meios digitais têm sido cada vez mais explorados. Mas os panfletos ainda continuam sendo um método de massa, muito usado e eficaz, aparecendo em feiras, eventos e ações de grande porte. 

 

Motivos para se investir nos panfletos 

Existem muitos motivos para se investir nos panfletos. Esse tipo de mídia passa uma sensação de confiabilidade, já que as pessoas encontram credibilidade no material impresso, o que os tornam um complemento importante da estratégia de marketing. 

No marketing, a comunicação deve ser feita por diversos canais, e esses materiais são uma forma de publicidade direta.

Um panfleto bem elaborado aumenta de forma eficaz e econômica o alcance da  empresa no mundo offline.  

O que é essencial nos seus panfletos

Apesar de serem uma forma de gastar pouco e apresentarem poucos riscos financeiros, vários aspectos devem ser observados ao criar um panfleto. Para serem uma boa ferramenta , eles precisam ser certeiros, portanto é fundamental que sejam elaborados por profissionais. 

É necessário se expressar de forma criativa, o design e a comunicação devem ser atrativos e bem-feitos. Gráficos e imagens esteticamente atraentes podem ser usados para compor a peça. A mensagem do panfleto deve ser concisa, clara e nítida. 

No material, não pode faltar a identidade visual da marca e detalhes de contato. 

Quanto à distribuição dos panfletos, deve ser focada no público-alvo, não adianta distribuir milhares de panfletos se a maioria das pessoas atingidas não forem o target. 

 

O que não pode faltar no panfleto ideal? 

 

Título atraente

Os títulos têm a função de chamar a atenção do público para o que está sendo divulgado. Portanto, eles precisam não só prender a atenção do leitor com suas palavras, mas também transmitir exatamente a mensagem desejada. 

 

Imagens coerentes 

Parte fundamental dos panfletos, as imagens também têm a função de chamar a atenção. Só que bem mais do que imagens que se destaquem, é importante que elas estejam de acordo com o que está sendo contado. 

 

Cores de destaque

A escolha das cores é fundamental em qualquer peça publicitária. Alguns pontos devem ser observados: primeiro, os tons devem estar de acordo com a identidade visual da marca, segundo, eles devem ser harmoniosos e saltarem aos olhos de quem estiver observando os panfletos. 

 

Legibilidade 

A legibilidade é um fator fundamental para o entendimento das informações do panfleto. A linguagem deve ser simples e objetiva, e as informações assertivas. 

Tipos de panfletos

Existem diferentes tipos de panfletos, tanto em relação ao estilo quanto à finalidade, vamos falar um pouco deles: 

Com dobras 

Em relação a formatos, os panfletos com dobras são os mais comuns, geralmente são duas dobras ou dobras paralelas. Uma de suas principais características é a versatilidade, já que eles podem ser dobrados em vários formatos diferentes.

Papéis especiais

O tipo de papel usado na confecção de seu material gráfico faz toda diferença na imagem que ele transmite. Afinal, existe uma enorme variedade de texturas e gramaturas. Entre os tipos de papéis mais comuns estão o offset e o couchet. 

Comerciais

Esse tipo de panfleto tem como finalidade divulgar uma marca e/ou produto. Por isso, ele tem que ser planejado para que o leitor se identifique com o que está sendo divulgado. 

Precisa ter um layout personalizado, que contenha a identidade visual da empresa e a mensagem deve ser curta e direta. 

Para eventos 

Muito usados em anúncios de casas de festas ou bares, os panfletos para eventos têm que ser criativos no layout e as imagens devem estar de acordo com o que está sendo promovido.  Além disso, é sempre importante estar focado no público-alvo. 

Informativos

Nos panfletos que são do tipo informativo, como já fica claro no nome, o foco é a informação. Nesses casos, o design é mais simples e não é recomendado o uso de muitas imagens, já que elas podem desviar a atenção.

Vantagens dos panfletos 

Uma das principais vantagens dos panfletos é o fato de ter um ótimo custo-benefício, assim é possível produzir uma larga tiragem sem grandes gastos.

 

Vantajoso custo-benefício

Um dos principais atrativos em usar panfletos para marketing é o custo-benefício, como já dissemos. Publicidade impressa é a opção ideal para quem não quer ou não pode investir muito. 

Existem várias possibilidades a serem exploradas sem muitos gastos. Ainda falando das vantagens financeiras dos panfletos, outro ponto é que eles podem ser distribuídos sem gastos e caso conte com profissionais para fazer isso, eles cobram diárias que não costumam ser altas. 

 

Foco no público-alvo 

Ao distribuir panfletos, o público-alvo tem como ser selecionado escolhendo ambientes em que as pessoas estão mais propensas a se interessar por sua marca e/ou produtos. Isso faz com que um maior número de pessoas sejam alcançadas.

Um exemplo de como a distribuição deve ser feita: se sua ideia é atingir um público jovem, a panfletagem deve ser feita em lugares frequentados por pessoas dessa faixa-etária, como: escolas, faculdades, shoppings, bares, entre outros. 

A panfletagem consegue atingir todos os tipos de públicos e os panfletos podem ser distribuídos de várias formas: entregues em mãos, colocados em algum local ou por mala direta.

O espaço limitado dos panfletos também podem ser uma vantagem, já que existe a possibilidade de trazer maior foco à mensagem principal, com a ausência de conteúdos desnecessários. 

Ao ser levado para casa, um panfleto faz com que o consumidor possa olhar para o produto e/ou serviço várias vezes. 

Panfleto é com a Quatrocor!

 

Na Quatrocor Gráfica e Editora, você pode encomendar uma série de materiais gráficos, incluindo panfletos. Ficou interessando? Entre em contato com a gente e faça um orçamento ou compre na nossa loja virtual!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?