Assim como em qualquer meio, a indústria gráfica segue tendências. Com o mercado cada vez mais competitivo e com mais opções, explorar mais caminhos em termos de design e impressão é uma forma de diferenciar uma gráfica das outras.
Veja seis tendências para a impressão gráfica em 2024, no blog da Quatrocor:
Blobs (formas abstratas)
Blobs é um conceito de design gráfico que usa formas orgânicas e fluidas. Seu estilo traz modernidade ao layout, sendo um importante elemento visual. Na impressão, a técnica fica bem para ser usada em embalagens.
3D
Modelagem 3D é uma técnica que usa três dimensões, permitindo mostrar altura, largura e profundidade através das imagens. Além do seu uso em desenhos, também é possível ser aplicada em impressões 3D.
Apesar da modelagem e impressão 3D existirem há um bom tempo, ainda sim são tendências para 2024. Isso porque com a alta concorrência e o nível de opções do mercado, todos os diferenciais que uma empresa puder apresentar ao seu cliente são bem-vindos.
Diversificação e personalização de produtos
Umas das funções da comunicação visual é criar experiências para os clientes, e a personalização é uma das maneiras de proporcionar isso. Ter a sua disposição uma grande variedade de opções, para montar o seu produto, de acordo com seu gosto e suas vontades, é um dos fatores que fazem com que as pessoas contratem uma determinada gráfica.
Personalização em massa
A personalização é um fator muito importante, e atualmente, a impressão digital permite que o processo seja feito em massa.
Uma vez que a demanda por produtos personalizados cresce cada vez mais, a otimização se torna cada vez mais importante, produzir vários produtos facilita o dia a dia das gráficas e ajuda a atender os clientes mais rápido.
Tecnologia na impressão
Integrar tecnologia e impressão é uma maneira interessante de usar os materiais gráficos para engajar os clientes com os negócios da empresa anunciante. Por exemplo, inserir um QR Code em uma embalagem e incluir integração com rastreabilidade.
Impactos sensoriais
Provocar uma experiência sensorial é mais um diferencial que uma empresa pode buscar ao produzir seus elementos gráficos. Esse despertar de sensações é gerado a partir do uso de texturas, relevos e acabamentos táteis para criar experiências sensoriais ao toque na impressão dos materiais gráficos.
Bem mais que um produto frio, as pessoas muitas vezes buscam por materiais que despertem algum tipo de sensação. Procurar um design que traga elementos sensoriais é uma das formas de despertar sentimentos.
Simplicidade e clareza
Esta tendência diz respeito à mensagem que será transmitida pelos materiais gráficos. O ideal é uma comunicação leve e direta, usando fontes legíveis e elementos gráficos simples.
Seus materiais gráficos com a Quatrocor!
Agora, que você já está por dentro das tendências de impressão gráfica para o ano, já pensou em começar a produzir os seus materiais?
Na Quatrocor Gráfica e Editora, você tem materiais gráficos de qualidade. Entre em contato com a gente e faça um orçamento.