Realizar cursos é um passo importante para o aprimoramento e o crescimento pessoal e/ou profissional. E nada como um certificado para marcar a conclusão desse processo tão gratificante.
Sem dúvidas, os certificados são documentos fundamentais Afinal, são eles que oficializam a conclusão da graduação, de um curso profissionalizante, ou uma especialização, por exemplo.
Por isso, a impressão desse documento deve ser pensada da melhor forma possível, para dar conferir o melhor acabamento possível ao registro, de acordo com sua finalidade.
Confira, abaixo, algumas dicas para impressão de certificados:
Quais os papéis ideais para a impressão de certificado?
O primeiro fator que deve ser considerado é que certificados precisam ser resistentes, logo na sequência, é preciso compreender o tipo de documento, visando escolher o papel mais adequado para a impressão. No caso de cursos superiores, devido à relevância pessoal e profissional , o mais recomendado é o papel vergê.
Mais resistente que uma folha offset e mais fino que uma cartolina, o vergê tem textura, gramatura e rugosidade, que trazem sofisticação, resistência e ótimo acabamento. No entanto, , é necessário ficar atento ao fato de que a textura desse tipo de papel diminui a qualidade da impressão das imagens.
Para certificados de cursos complementares, que não precisam de tanta resistência, papéis mais populares como o offset ou o couchê podem ser usados para esses documentos.
Quais tipos de papéis podem ser utilizados?
Além, do vergê, que já foi abordado, existem outros tipos de papéis que podem ser citados:
Offset: Por ser macroporoso, ele absorve mais tinta que outros papéis, e é mais resistente à umidade.
Couchê: Tipo de papel que conta com brilho em um ou nos dois lados. Além disso, por ser liso, as cores ficam mais vivas nele.
Couchê Matte: É igual ao couchê, porém tem um acabamento fosco.
Papel Reciclado: Essa é uma boa opção para quem quer apostar em sustentabilidade.
Outros pontos importantes na impressão de certificados
Ainda falando em papel, certifique-se de que ele seja compatível com a impressora usada e opte por aqueles que têm alta gramatura. Eles são mais resistentes e conferem um aspecto mais sofisticado.
Considere a cor do documento e prefira tons neutros. Assim a legibilidade do texto será boa e os elementos gráficos vão se destacar. Também verifique a capacidade de absorção de tinta do material, fazendo com que a impressão seja nítida e sem borrões.
Imprima seus certificados na Quatrocor
Depois de ver as dicas do que é necessário se atentar para a impressão de certificados, que tal produzir os seus com a Quatrocor Gráfica e Editora? Garanta seus impressos com qualidade, acesse o nosso site e faça agora um orçamento.