Não é novidade para ninguém que a internet revolucionou a publicidade e o marketing. Com ela, surgiram diversas formas novas de fazer anúncios e divulgar a sua marca. Estar presente na internet é fundamental para qualquer negócio, mas a pergunta que não quer calar é: qual a melhor forma de divulgar o seu negócio? Pelos meios digitais ou pelos meios impressos?
Na verdade, não existe uma resposta correta para essa questão, porque tudo depende do seu negócio e das estratégias que você vai querer utilizar. Antes de definir suas estratégias de divulgação, é essencial estudar o objetivo que você quer atingir com a promoção do seu negócio.
Como você vai observar, o objetivo final vai te ajudar a mapear quais são os métodos de divulgação mais assertivos. Dependendo da situação, um material impresso pode ser mais adequado do que o digital. Por isso, esse estudo é sempre importante avaliar caso a caso.
O ideal é que você sempre combine e mantenha o equilíbrio entre a publicidade por meio dos materiais impressos e materiais digitais, observando sempre a finalidade de cada ação. Vamos falar um pouco sobre os benefícios que cada tipo de material vai trazer para o seu negócio.
Qual o melhor tipo de divulgação, impresso ou digital?
Digital
A capacidade de difusão do material de divulgação digital é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens que ele traz para o seu negócio. Esse tipo de material não possui limitações de distribuição, já o material impresso pode acabar tendo um número limite, porque é de acordo com as impressões.
Uma outra vantagem do digital é justamente a flexibilidade dos formatos. Os layouts responsivos podem ser adaptados para diversos formatos, como: tablets, smartphones ou computadores. Já no material impresso, cada formato exige um layout único, de acordo com o tamanho da impressão.
Porém, a maior diferença de todas, é o tipo de publicidade e de mensagem que se veicula por meio do material digital. Para os meios digitais, é necessário colocar pouco conteúdo e mensagens de leitura simples. Por isso, um layout bom é aquele em que a mensagem seja impactante e ao mesmo tempo de fácil identificação pelo seu público.
Não há como questionar que o material digital conta com os benefícios de ser mais flexível e de uma difusão mais ampla, porém, antes de escolher uma estratégia de publicidade e marketing utilizando materiais digitais, sempre necessário pesquisar a adequação, finalidade e objetivos a serem atingidos por meio dessa publicidade.
Impresso
Os materiais impressos ainda possuem uma credibilidade e grande poder de convencimento com o receptor da mensagem. Sua diversidade de formatos, riqueza de materiais e texturas, as cores vibrantes e as definições de imagens são recursos que ajudam a fixar na mente do consumidor o objeto almejado.
O fato é que poucas coisas substituem o contato “mão a mão” que os impressos proporcionam. Ele possui uma pessoalidade, parece que você está se comunicando de forma direta com quem deseja falar. Tanto que foi daí que surgiu o ditado “uma boa impressão”, porque ela fala por você, de você.
Principalmente em eventos e pontos de venda, os impressos que sua empresa possui para divulgação são fundamentais. Um folder, wobbler, flyer ou testeira fazem toda a diferença e chamam a atenção dos consumidores. Aquele material permite que você tenha fixado na mente seu logo, seu slogan, os produtos e serviços que você oferece e, assim, as chances dele entrar em contato com a sua organização, vão aumentar consideravelmente.
Fato é que nosso primeiro conselho é o que fica. Para definir qual o melhor material para a sua divulgação, o ideal é um estudo caso a caso. É necessário avaliar e sempre manter uma presença nos dois mundos.