O material de PDV é um grande influenciador no momento das compras já que ajuda a atrair a atenção do consumidor para o produto. Além disso, por ter essa característica de atração, acaba impactando nas compras por impulso, afinal, por mais que o hábito de fazer compras online esteja crescendo, o ponto de venda possibilita que o público tenha contato direto com o item, podendo analisar, sentir o peso, o material e outras características físicas.
De acordo com a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper“, realizada pela Nielsen, aproximadamente 70% das decisões de compra são tomadas em frente às gôndolas. Sendo assim, o material de PDV é considerado uma mídia importante para ampliar as vendas e promover a marca.
Criação do material de PDV de ponta a ponta
Com tanta concorrência no mercado, conquistar a atenção dos clientes não é fácil, por isso, para que o material de PDV seja um aliado das vendas no seu negócio, ele precisa ser feito cuidadosamente do início ao fim.
Além das cores e formatos adequados, o material precisa passar a mensagem correta, seja ela para fixar a sua marca, propagar os valores da empresa ou divulgar um lançamento. E não se esqueça também de contratar uma gráfica de confiança para que a impressão do seu material de PDV seja perfeita.
Quer conhecer alguns tipos de material de PDV de sucesso? Confira abaixo.
Displays
A função do display é gerar um impacto visual, colocando o produto em evidência com relação aos demais. E como isso pode ser feito de várias maneiras, existem diversos tipos display, entre eles:
– Display de chão: esse tipo de display é um material de PDV bastante versátil. Essa peça fica apoiada no chão e a maioria ocupa, em média, um metro quadrado do espaço da loja, ocupando cantos ou corredores. Quando bem utilizados, podem ser tornar uma gôndola exclusiva ampliando as vendas dos itens expostos.
– Display de check-out: o display localizado nos check-out dos estabelecimentos é um material de PDV bem útil, pois fica em uma parada obrigatória, na qual costuma acontecer as compras de impulso. Esse tipo de display geralmente é usado para produtos como pilhas, chicletes e outros artigos de conveniência.
– Display de ponta de gôndola: esse é um dos locais de maior destaque para expor um item ou uma linha da mesma empresa. A localização nas pontas favorece a visualização do cliente nos corredores do estabelecimento.
Banners e faixas
Os banners e faixas também são materiais de PDV bastante utilizados para chamar atenção dos consumidores. Essas peças podem ser feitas de diversas formas, tamanhos e materiais.
A função desses dois tipos de material de PDV é a mesma: divulgar as informações, mas desde que uma forma criativa e rápida. Cores e imagens bem trabalhadas trazem ótimos resultados.
Stopper
Os stoppers possuem diversos tamanhos e formatos dependendo da sua necessidade. O importante é que eles sejam instalados sempre na altura dos olhos do consumidor destacando o produto. Uma placa informativa, de fácil leitura e atração diante dos olhos do consumidor.
É uma peça que deve ser aplicada de forma perpendicular às prateleiras ou às gôndolas no PDV. E é geralmente colocado e posicionado na altura dos olhos do consumidor, porque ele precisa sobressair na parte em que esteja no ponto de venda.
Faixas de Gôndola
As faixas de gôndola, também conhecidas como “réguas de gôndola”. Trata-se de pequenas peças que podem ser retas ou em L, colocada junto ao produto no PDV. O objetivo dessa peça dentro do ponto de venda é atrair a atenção do consumidor para o produto que está sendo exposto.
A ideia é diferenciá-lo das outras marcas concorrentes chamando a atenção do cliente. Essa peça é basicamente a extensão do próprio produto no ponto de venda. Por isso, ela enfatiza as características do produto, promoções e detalhes da marca.
4 dicas para deixar a identificação do ponto de venda mais atraente
O material de PDV é uma das estratégias mais importantes para o marketing, falamos sobre isso um pouco mais acima. Investir nessas peças é fundamental para as suas vendas, porém é necessário saber sobre as suas características, principalmente quando se fala na identificação do ponto de venda.
A correta identificação do ponto de venda é fundamental para que ele seja visto, reconhecido e cumpra sua função de expor os itens de maneira agradável. Todo esse processo faz parte do merchandising: o posicionamento do produto no local correto para chamar a atenção do consumidor.
Quer deixar a identificação do ponto de venda mais atraente, mas não sabe por onde começar? Veja nossas 4 dicas.
1 – A importância da composição visual
A composição visual é o fator mais importante para atrair o cliente para o PDV. Portanto, ao criar a identificação do ponto de venda é interessante seguir um padrão de marcas, cores e segmentos para não confundir as pessoas.
Além disso, atente-se ao posicionamento dos produtos na prateleira pensando na altura em que eles se encontram. Outros fatores como luz e decoração também podem fazer toda a diferença no momento de criar a identificação do ponto de venda deixando-o mais atraente.
2 – Trabalhar as sazonalidades
Aproveite as sazonalidades para compor a identificação do ponto de venda exibindo os objetos mais procurados em datas ou condições específicas.
Pegando as farmácias como exemplo: no inverno é usual a exposição dos remédios para as doenças mais comuns na estação; no verão, o destaque é dado ao protetor solar e demais produtos associados às altas temperaturas. Essa estratégia parte da ideia de que o consumidor provavelmente está em busca desses itens, então é interessante deixá-los em destaque.
3 – Invista em “pontos quentes”
Chame a atenção do público expondo nos “pontos quentes” do estabelecimento. Insira tanto os itens sazonais quanto aqueles com bastante saída ou até mesmo as mercadorias que sua loja precisa ampliar as vendas na entrada ou próximo ao caixa que são locais de destaque. Uma correta identificação do ponto de venda ajuda a ampliar as compras por impulso.
4 – Cuide do layout do seu PDV
Ter um layout adequado também faz parte da estratégia da identificação do ponto de venda. É fundamental que o cliente tenha uma boa circulação pelo ambiente e que a exposição seja eficaz.
Quando existe algum tipo de obstáculo na passagem, surge o risco da pessoa desistir de dar aquela olhadinha no produto e eventualmente adquiri-lo.
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