Para todos os restaurantes, uma das maiores estratégias para conquistar os clientes é o cardápio. Quando o cardápio de restaurante é bem elaborado, consegue transmitir a proposta do estabelecimento, é capaz de atrair o cliente certo para o seu negócio.
Mas, como montar o melhor cardápio de restaurante?
Para ajudar você a montar o seu material, separamos algumas dicas essenciais e faça do seu cardápio de restaurante um dos principais diferenciais do seu estabelecimento.
1 – Produtos que condizem com a proposta do restaurante
O que é a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando você vai elaborar o cardápio do restaurante? Obviamente, que esperamos que ofereça pratos que façam sentido com a proposta que você oferece na hora de divulgar o restaurante. Por isso, é necessário contar com pratos que façam sentido e de adéquem a proposta que você pensou para o seu restaurante.
Exemplo: se o seu foco é comida italiana, você pode valorizar as massas e carnes tradicionais dessa culinária. Se for brasileiro, é interessante que você tenha em mente qual região do país que você vai priorizar: é a culinária mineira? Baiana? Carioca? Gaúcha? Seja do estado que for.
Lembre-se: quanto mais o cardápio de restaurante atender à proposta do seu estabelecimento, mais ele será útil para agradar a clientela.
2 – Valorize a apresentação
Outro ponto que conta muito é a apresentação do cardápio de restaurante, isso faz realmente a diferença para o cliente. Por isso, trabalhar com um design diferente e com uma estética muito bonita. Então, respeite o estilo do seu estabelecimento, pode ser um dos diferenciais do restaurante.
As cores, fontes e formato do seu cardápio de restaurante devem seguir o pensamento: quanto mais organizado e elegante ele parecer, melhor será a impressão que o cliente terá do estabelecimento.
3 – Ofereça pratos compartilháveis e menores
Uma das grandes tendências nos cardápios de restaurante são os pratos menores e compartilháveis, para isso, existem duas razões.
Primeiramente, os clientes estão procurando reduzir o tamanho da porção e comer de forma mais saudável. Você deve estar pensando que pratos menores significam preços menores e lucros menores, certo?
Na verdade, não necessariamente, pois com pratos menores e mais baratos, os clientes gastam mais, já que vão ficar com vontade de experimentar todas as opções que o agradam no cardápio do restaurante.
Em segundo lugar, grande parte dos clientes já superou o “grande jantar familiar”. Os pratos compartilháveis permitem que os clientes individuais ou em menor grupo escolham comer fora por outros motivos que vão além de comemorações. Pode ser preguiça de cozinhar, enjoo de comida de delivery e fast food, etc.
O modelo tradicional do cardápio de restaurante não privilegia essas pessoas, que acabam frequentando o restaurante para evitar. Consequentemente, o restaurante acaba sendo reservado apenas para ocasiões especiais.
Por isso mesmo, considere adicionar uma sessão de pratos compartilháveis no seu menu e incentive os clientes a experimentarem essa tendência criativa, cheia de variedades.
4 – Evite erros de português no cardápio
Nada é mais frustrante e pega mal do que visitar um restaurante que oferece um cardápio de restaurante com erros de português. Preste muita atenção na maneira com a qual você descreve os pratos e bebidas no seu cardápio, para evitar “assustar” os seus clientes com erros bobos.
Se em português nós já pegamos alguns erros, em cardápios de restaurantes que estão em outro idioma, tome muito cuidado na hora de escrever as descrições dos pratos. Por isso, confira com um especialista se as frases e as palavras estão escritas da maneira correta.
5 – Diversifique!
Quer aumentar as vendas do seu restaurante por meio do cardápio? Diversifique o menu para atender grupos especiais, como alérgicos, intolerantes à lactose, vegetarianos, veganos e os amantes do estilo de vida fitness.
Por isso, dedique uma sessão no cardápio voltada para cada um:
- Vegano: comidas sem adição de nenhum tipo de produto de origem animal;
- Vegetarianos: é permitido utilizar ingredientes que não incluam o abate do animal, como o leite e o ovo não galado;
- Intolerantes à lactose: produtos sem leite ou com suplementação de lactose;
- Glúten free: tanto os celíacos quanto os amantes da alimentação saudável levam muito em conta essa seção no cardápio do restaurante;
- Alérgicos: observe as maiores alergias, como ovo, frutos do mar, trigo e castanhas.
6 – Design simples e minimalista
Atualmente, os clientes procuram por fácil acesso visual às informações. Então, não sobrecarregue o cardápio do restaurante com muitas informações de uma vez. Quando precisar dar informações mais longas, separe adendos ou facas com as informações.
Procure não colocar os itens de forma desorganizada e com detalhes visuais excessivos. Separe o que deve ser privilegiado é o acesso do seu consumidor a determinada informação. Uma das maiores reclamações do cliente é ter que procurar pelas informações no cardápio.
7 – Estruture bem o cardápio
Se o seu restaurante possui uma ou mais especialidades, coloque esses pratos no topo do menu. Uma outra estratégia é colocar pratos mais procurados no final, fazendo o cliente passar por todo o cardápio até encontrar aquele que deseja.
Assim, quem sabe ele não se interessa por outro prato no meio do caminho?
Destaque SEMPRE os nomes dos pratos. Não coloque nomes muito parecidos – o que pode confundir clientes e garçons. Porém, dar nomes muito complexos como alternativa deixa a confusão ainda maior. Se o seu estabelecimento cobre taxa de serviço, deixe isso expresso no cardápio. É uma forma de ser transparente com seus clientes.
8 – Coloque fotos dos pratos
Faça fotos bonitas, com uma boa iluminação, que ilustrem os pratos descritos. Você sabia que isso pode aumentar a venda em até 50%? Não pegue imagens da internet, ou faça fotos amadores.
É importante que você traga profissionais específicos para esse tipo de serviço, que saibam realçar o brilho, a textura e as cores dos alimentos. Porém, tome cuidado para que os pratos servidos condizam com os das fotos.
Se o prato for muito diferente da imagem, pode gerar insatisfação com os clientes por causa das expectativas causadas por fotos enganadoras.
Com todas essas dicas, você já é capaz de criar seu cardápio!
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