Dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2019

Você está preparado para aproveitar todas as oportunidades que chegam com o Dia dos Pais?

Hoje vamos falar um pouco sobre isso, porque com o Dia dos Pais, vem as oportunidades de vendas e também o engajamento que seu público traz nesta data especial. Para o varejo e até outras empresas essas datas comemorativas são apenas para aquecer as vendas.

Para ter uma ideia, de acordo com o Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas sempre crescem de um ano para o outro, de 2017 para o ano passado (2018) o comércio cresceu 3,9%.

Quando você aproveita bem, essas ocasiões contribuem também para fortalecer o alcance da marca, melhorar o índice de clientes fiéis e posicionar melhor a empresa no mercado.

No entanto, para tudo isso ser possível, é necessário desenvolver estratégias de marketing específicas para cada data.

No Dia dos Pais, as possibilidades são inúmeras. Afinal, o presente do Dia dos Pais não é apenas um símbolo do consumismo, é uma forma de familiares dizerem: “Eu te amo”, “Obrigada” e tantas outras mensagens que muitas vezes ficam guardadas apenas no coração.

Tornar esse Dia dos Pais ainda mais especial é uma forma de se diferenciar de outras marcas da corrida para vender mais nessa e em outras épocas do ano. Para isso, atenção especial na hora de bolar as ações para essa data especial.

Desenvolva parcerias

Uma maneira de tornar o Dia dos Pais mais especial para os seus clientes, muitas vezes é oferecendo algo inédito por meio de parcerias com outras marcas. Dessa forma, você consegue oferecer brindes ou sorteios de algo que vai fazer os presenteadores se aproximarem ainda mais dos presenteados (pais, avôs, padrinhos etc.).

O objetivo é oferecer um momento que faça com que o Dia dos Pais não é apenas uma data comercial, mas uma oportunidade para agradecer e celebrar o amor em família. Seus clientes se sentirão que valeu a pena escolher a sua loja.

Fechar parcerias é um momento de benefícios para sua loja e para o parceiro.

Subverta a tradição

Geralmente, no Dia dos Pais, as pessoas sempre recorrem a alguns itens tradicionais, como: gravatas, canetas, canecas e meias. Use a sua criatividade para chamar atenção dos clientes usando esse costume.

Por isso, você pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens “tradicionais”, na compra de um presente original.

Ou, você não precisa dar o segundo produto como brinde, mas ainda assim pode utilizar a tradição em suas chamadas de vendas. Pode usar a imaginação e a criatividade para tornar o jogo mais divertido e, claro, recompensador!

Concursos especiais

Concursos são formas muito criativas e especiais de promover o engajamento entre o público e sua marca. No varejo, esse tipo de ação é muito comum, ainda mais nas datas comemorativas. Aproveite o Dia dos Pais e promova um concurso especial no seu estabelecimento.

Pense o seguinte: o principal objetivo de seus clientes da data é mostrar o amor e admiração aos pais, certo? Por isso, você deve manter em mente na hora de desenvolver a temática do concurso. Aí vão algumas ideias do que você pode fazer:

Concurso de fotografia: peça aos seus clientes publicarem uma foto deles com seus pais/figuras paternas de sua vida em uma rede social. O autor da foto mais votada leva um presente especial – seja uma foto profissional dele com o pai, um álbum de fotos bacanas e encher ele de retratos de família ou qualquer outra lembrança que valorize a relação familiar.

Concurso de poesias: desperte o lado poeta dos seus clientes e peça para eles declararem seu amor ao país por meio de versos. Os melhores poemas ganham um prêmio – que pode ser um brinde, um desconto final na compra de Dia dos Pais, uma viagem ou evento especial para premiar os poetas.

Concurso “Meu pai é meu herói”: a ideia aqui é fazer com que clientes compartilhem histórias que mostrem por que seus pais são verdadeiros heróis. Essa é uma maneira do público demonstrar admiração e respeito pelos seus pais – isso, por si só, já é um presente e tanto.

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A escolha do presente de Dia dos Pais

presente dia dos pais

A hora de escolher um presente é a tarefa mais difícil para o consumidor no Dia dos Pais. Afinal, são tantas as opções disponíveis no mercado que o mais comum é a gente querer levar tudo para casa. Imagine, então, quão difícil é quando a questão é escolher um presente para outra pessoa, ainda mais quando se trata de alguém a quem amamos tanto.

Use essa dificuldade a seu favor, pode sair na frente da concorrência nesse período de vendas em alta. Uma forma de fazer com que isso se torne uma vantagem para o seu negócio é criando conteúdo que ajudem o seu cliente a decidir o que comprar para a figura paterna que ele quer presentear.

Seja criativo na hora de criar os conteúdos de acordo com os produtos que você tiver disponíveis em sua loja. Na hora de divulgar, você pode fazer uso de métodos online e off-line.

Quais métodos off-line podem ser utilizados no Dia dos Pais?

Panfletos

Um método off-line utilizado há muitos anos, nunca deixou de estar em evidência. Isso não acontece por acaso, afinal, é uma peça versátil, que pode ser usada em frente e verso, divulgando a marca e os produtos mais interessantes para o Dia dos Pais.

Para garantir um bom aproveitamento do panfleto não existem muitos segredos, basta ser simples e objetivo nas descrições. Mostre as suas propostas de forma direta e clara, sem exageros nas informações.

As cores devem estar de acordo com a identidade da sua marca, para manter uma unidade coerente, porém, o ideal é explorar de maneira que chame a atenção do público consumidor. Ainda é possível destacar os dados de contato do seu negócio, como site da empresa e, no verso, aproveite para exaltar a data em questão, demonstrando toda a sua admiração nesse dia.

Banners

Os banners sempre apresentam ótimos resultados e são muito utilizados para divulgar qualquer tipo de publicidade. Sua dimensões – bem maiores que o panfleto – permitem o uso apenas na parte da frente.

Por se tratar de um material gráfico de grandes proporções, atrai a atenção mais facilmente. Portanto, aproveite para produzir uma peça bem projetada, com mensagem poderosa, juntamente com uma imagem impactante. Depois, o ideal é afixar em um local de grande circulação de pessoas para ganhar melhor visibilidade.

Cartões

Esse é o produto gráfico feito especialmente para manifestações de afeto. Os cartões postais, são excelente opções de produtos gráficos para o dia dos pais. Você pode manter essa peça na sua loja para disponibilizar aos clientes a oferecerem homenagens aos pais junto com um presente.

As empresas podem aproveitar esse recurso para presentear os funcionários em campanhas de marketing interno. Dessa forma, o cartão para o Dia dos Pais demonstram apreço aos colaboradores da organização, criando laços mais estreitos.

Embalagens especiais

Não é apenas de descontos agressivos e frete grátis para agradar aos clientes. Oferecer embalagens especiais no Dia dos Pais é uma ideia ótima para trabalhar também o Marketing de Relacionamento. Pode ser econômica e que facilita a vida do consumidor com muito cuidado e especialmente para ela.

Os produtos gráficos para o Dia dos Pais podem e devem elaborados com toda a criatividade que a sua imaginação for capaz de produzir. Escolha vários deles e aqueça ainda mais essa data tão especial!

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