Promoção é bom, e todo mundo gosta, não é mesmo?
Falando assim, parece até fácil montar uma promoção. Afinal, você vai estar tirando uma porcentagem de valor do seu produto, mas vai ganhar no volume de vendas, certo?
Na verdade, não necessariamente…
Essa estratégia de vendas precisa ser bem pensada para que a ação favoreça o consumidor sem gerar prejuízos para quem vende. Portanto, para montar uma promoção é necessário ter em mente certos critérios para que os resultados sejam positivos.
Quer saber como uma promoção está fadada ao fracasso? Veja abaixo.
Não tenha um planejamento
As primeiras considerações que devem ser feitas antes de montar sua promoção é: definir e analisar. Definir e analisar para quem você quer que sua campanha seja direcionada, ou seja, entender quem vai ser seu público-alvo.
Com isso definido, é ideal começar a pensar no conceito que sua promoção vai ter. Aqui, é legal levantar os questionamentos:
- Essa campanha é para vender produtos que estão parados no estoque?
- Para chamar novos clientes?
- Para lançar uma nova coleção?
Enfim, busque entender seu objetivo final com a promoção que você quer montar. Sempre que você quiser montar uma campanha dentro da sua loja, tenha um objetivo bem definido. São os objetivos que vão determinar os tipos de estratégia que você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.
Depois de definir essas primeiras fases, é legal preparar toda a sua estrutura de forma que ela converse com a promoção. Então, modificar o layout do site, desenvolver as landing pages, personalizar e-mails marketing. Além disso, desenvolver flyers, folders, panfletos e outros materiais impressos que serão utilizados.
Estude se o estoque e a logística do seu negócio e seus parceiros estão preparados para lidar com a demanda. Esse é a parte final do planejamento, se você deixar tudo alinhado, as chances do processo dar certo é ainda maior!
Escolha um benefício que não faz sentido para seu cliente
Existem uma infinidade de opções de benefícios que podem ser cedidos aos consumidores dos seus produtos. Por isso, parte de estudar o público é entender qual que é a mais indicada para que o seu negócio obtenha uma boa margem de lucro.
Alguns exemplos de promoções que podem ser aplicadas na sua loja, são:
Descontos – muito populares, atraem bastante pessoas para o seu ponto de venda, já que todo mundo sempre gosta de comprar artigos com algumas vantagens. Dessa forma, é possível usar o desconto como chamariz e acabar vendendo outros produtos em conjunto.
Brindes – oferecer brindes também é uma boa forma de vender mais e atrair mais clientes. Oferecer combos, ou permitir ao cliente a escolha de um produto grátis na compra de outro.
Programas de fidelização – os programas de fidelização são interessantes porque eles fazem com que os clientes voltem a comprar da sua loja em outras situações. Assim, você não lucra apenas em um dia, mas em um período de tempo maior.
Para ter um controle, você pode criar um cartão de fidelidade, por exemplo, que é carimbado toda vez que o cliente consumir um produto da sua loja.
Frete Grátis – se seu negócio de e-commerces ou até mesmo estabelecimentos que fazem serviço de delivery, oferecer frete grátis pode ser um fator motivacional para fechar um número maior de vendas. Quando você elimina o frete, o cliente pode acabar comprando mais itens, já que sobra o valor que seria pago pela entrega.
Deixe datas especiais passarem
Ao longo do ano existem muitos dias especiais que podem ser explorados para criar promoções. Não deixe-os passar em branco. É importante que a sua empresa acompanhe as tendências e esteja atualizada, tendo condições de competir com o mercado.
Carnaval, Dia das Mulheres, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais são fortes atrativos para o comércio, pois a maioria das pessoas está apta a consumir os produtos que são mais procurados nessas ocasiões.
Além das comemorações famosas, fique atento ao calendário do varejo para acrescentar outras datas relacionadas ao seu nicho de negócio, mesmo que de forma indireta, como o Dia da Secretária, Black Friday, Dia dos Avós, Dia do Beijo entre outras.
Na hora de definir suas datas, o estudo que você fez do seu público vem a calhar, porque é a partir das datas que eles consideram mais importantes que você irá definir em quais delas é interessante ter promoções e campanhas.
Não sinalize seu ponto de venda
Já percebeu que as ofertas chamam bastante atenção nos estabelecimentos? Essa abordagem é essencial para atrair os clientes. Principalmente com grandes adesivos, faixas ou banners chamativos.
Então não se esqueça: no momento de criar promoções sinalize o ponto de venda!
Obviamente, que sempre de acordo com o objetivo da sua ação de marketing. Essa é uma forma de fazer com que o consumidor passe pelos itens para dar aquela famosa olhadinha.
Além de materiais promocionais de PDV, você pode colocar os produtos em evidência dentro da loja. Mostrar nas etiquetas o valor do desconto também é uma boa estratégia, assim o cliente vai ter uma noção maior de quanto está economizando.
Não coloque prazo na promoção
Pode parecer óbvio, mas toda a promoção precisa de um prazo para não perder o seu valor de urgência, já que a ideia é que o público compre o mais rápido possível por saber que esse preço baixo não é fixo.
Não definir um prazo é um erro bem grave, que é mais comum do que imaginamos. Criar o valor da urgência mexe diretamente com gatilhos mentais do consumidor. Portanto, estipular uma quantidade de tempo é fundamental para que a ideia não fique fria e ultrapassada.
Não divulgue sua campanha
Pouco adianta criar promoções perfeitas e mantê-las desconhecidas. Além da customização do PDV, busque outras formas de divulgar suas campanhas como os tradicionais encartes e tabloides de ofertas. Esses materiais são bastante utilizados para impulsionar as vendas e ampliar o reconhecimento da sua marca.
Para dar ainda mais impacto para a divulgação, junto com os tabloides, é possível criar estratégias de marketing digital e outras táticas online que difundem o alcance.
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