Equipes de vendas precisam estar treinadas para apresentar a empresa, seus produtos e serviços com excelência, para os mais diversos públicos e situações. Porém, para que estes profissionais atinjam os resultados esperados, é preciso que o departamento de marketing preste o suporte necessário principalmente no desenvolvimento de materiais de apoio. Entre esses itens, podemos destacar os impressos promocionais.
Após diversos estudos no campo da psicologia a respeito da famosa primeira impressão, os cientistas de Priceton, Janine Willis e Alexander Todorov chegaram à conclusão que esse julgamento pode acontecer em menos de um único segundo. Independente da pequena diferença entre outros estudos, é inegável que o elemento de maior peso para a formação da primeira opinião é realmente a aparência.
Trazendo essa afirmativa para a equipe de vendas, o conceito também é completamente aplicável. A aparência importa principalmente quando falamos desses materiais de apoio estratégicos, mas, passando essa fase do primeiro julgamento, outros pontos são igualmente fundamentais para o sucesso além do visual.
Por mais que pareça ser apenas mais um detalhe no processo completo de vendas, cartões de visitas, catálogos, flyers e folders fazem toda a diferença para reforçar a credibilidade da marca.
Vem ver quais materiais de apoio são obrigatórios para sua equipe de vendas!
Cartões de Visita
Por mais digitalizado que o mundo dos negócios se torne, o cartão de visitas ainda é a principal forma de se apresentar profissionalmente. Além de identificar o profissional e a empresa para a qual trabalha, o cartão de visitas faz parte de um dos mais antigos rituais de saudação do mundo dos negócios e vai ajudar seu prospect a construir uma imagem forte a seu respeito.
Entre as informações obrigatórias que o cartão de visitas deve levar estão: o nome do profissional, o logo da empresa para qual trabalha, cargo ou função que ocupa e informações de contato como e-mail, telefone e website.
Catálogo de produtos/serviços
Um dos itens mais importantes para uma equipe comercial, já que resume, em um só impresso, todo o leque de produtos da empresa. O objetivo é entregar um material que o cliente possa levar consigo e passar para as mãos de outras pessoas que influenciarão a decisão pela compra. Este catálogo deve ser produzido em alta qualidade, com boas imagens e textos explicativos.
Folder
Um material que é mais simples que o catálogo, este impresso não pode ser desprezado. Sua característica é ideal para apresentações rápidas, porém com uma boa quantidade de conteúdo, já que a estrutura em dobras possibilita a divisão por páginas.
Além de apresentações institucionais, os folders podem ser utilizados para lançamento de produtos, atualizações, promoções, entre outras possibilidades. Distribua-os em eventos, feiras e congressos e veja os resultados aparecerem.
Panfleto
Por ser um impresso simples, normalmente sem dobras ou acabamentos especiais, o panfleto é perfeito para apresentação de um produto ou serviço. Seu conteúdo pode ser composto por imagens, uma breve descrição e uma lista com os benefícios e diferenciais do produto.
O panfleto é um material mais enxuto, com um propósito maior para a equipe de vendas. Então ao invés de ser entregue ao cliente (apesar de isso ser possível, sem problemas), o panfleto pode ser mais usado pelos próprios vendedores para embasar seus argumentos e provar que sabem do que estão falando. O apoio da credibilidade é um dos mais importantes.
Bloco de notas
Este é o impresso ideal para o vendedor que quer deixar a sua marca. O bloco de notas é um dos brindes mais tradicionais e bem aceitos do mercado, por ser de extrema utilidade para o cliente e manter a marca presente no dia a dia.
Normalmente impresso no formato de 10×15 cm pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa e área de atuação.
Flyers
Os flyers são mais elaborados que panfletos, mas menos elaborados que folders. Eles são de pequeno porte, ideais para serem distribuídos em grande quantidade, mas ainda assim esteticamente bem aprimorados e em papéis com alta gramatura.
Eles chamam a atenção do público imediatamente, com elementos visuais e texturais, e servem como isca para que o vendedor possa seguir com a captação. Lembre-se: a equipe de vendas só pode fazer algo quando o cliente estiver ao seu alcance.
Lâmina dos produtos
A lâmina de produtos é ótima para a equipe de vendas, mas é um material mais adequado para um estágio mais avançado da negociação em que o cliente já conhece bem sua empresa e já conseguiu ter uma ideia mais clara do que está procurando e do que precisa. A lâmina apresenta e descreve individualmente os produtos que estão sendo negociados de forma detalhada.
Esta é a hora de focar nos atributos de cada opção apresentada, todas as suas especificidades e diferenciais. O importante é fornecer insumos suficientes para que o cliente possa tomar uma decisão segura, se sentindo mais confiante, seja em relação ao produto ou a empresa.
Caneta
A caneta é um brinde personalizado muito interessante na hora de conversar com o cliente, assinar alguma coisa e etc. Dessa forma, é possível, assim como com o bloco de notas, é uma forma da sua marca estar presente no dia a dia dos seus clientes e quando ele olhar para a caneta personalizada, vai se lembrar de você e da marca.
Cartões de visitas, catálogos, folders e os folhetos são os principais itens que devem compor o kit de impressos que a sua equipe de vendas precisa. Aproveite a oportunidade e pense em uma bela pasta ou envelope, onde esses itens podem ser entregues e faça com que o seu prospect seja impactado pela sua marca desde o primeiro encontro!
Você se lembra de algum outro impresso importante para a equipe de vendas que não citamos nesse artigo? Compartilhe conosco nos comentários!
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