É comum que a primeira interação de um cliente com uma marca surge a partir de uma ação promocional, motivo pelo qual elas devem sempre ser bem planejadas e criativas, afinal, o shopper moderno está cada vez mais informado e exigente.
O PDV permite que uma infinidade de ações promocionais possam ser realizadas, e escolher aquela que tem a cara do negócio exige muita pesquisa e prudência, já que pequenos erros podem comprometer não apenas o cronograma, mas o budget da empresa.
Criar promoções parece simples, mas na prática não é tão fácil assim. Afinal, essa estratégia de vendas precisa ser bem pensada para que a ação favoreça o consumidor sem gerar prejuízos para quem vende. Portanto, para organizar uma promoção é necessário ter em mente certos critérios para que os resultados sejam positivos.
A principal característica de um marketing promocional de sucesso é ser capaz de criar uma ponte estável entre a marca e seu shopper em potencial, para além de ampliar a percepção do valor da marca e fidelizar o público.
O estreitamento da relação, por sua vez, pode ser feito de diversas maneiras: por meio da distribuição de amostras grátis, oferecimentos de degustações, realização de demonstrações do funcionamento de produtos, descontos, programas de pontuações, entre outros meios.
Antes de tudo, lembre-se: não é possível criar propagandas que funcionam para todos os tipos de pessoas, por isso, é fundamental ter bastante conhecimento sobre o perfil que você busca atingir. Defina o objetivo da sua campanha e o qual será o público-alvo. Essas informações vão servir para nortear suas demais ideias.
Quais são os tipos de ações promocionais que podem ser feitas nos PDVs?
As ações promocionais podem ser divididas em dois grandes grupos: com e sem promotores. Ambas fazem parte do trade marketing como um todo e são fundamentais para fidelizar o shopper, medir resultados de aumento de vendas dos PDVs, gerar conhecimento de marca, informar sobre novo produto, etc.
Qualquer que seja o tipo da ação, é importante que ela seja bem executada e gere bons sentimentos no shopper, trazendo engajamento e fazendo com que ele se lembre da marca em seu dia a dia.
Brindes Promocionais
A liberação de brindes para o shopper pode ser simples ou integrada, já que pode ser realizada tanto com promotores, que podem apresentar o produto e posteriormente dar um brinde da marca, tanto com os próprios colaboradores da instituição, que podem entregá-los quando ele finaliza uma compra, por exemplo.
Degustações
Promover experiências sensoriais e permitir que os shoppers tenham contato com seu produto ou serviço pode ser o diferencial entre perder um cliente e fidelizá-lo. Sobretudo nos casos de alimentos, é preciso esforçar-se para criar uma atmosfera diferenciada e satisfatória.
Convites para atividades
As ações promocionais também podem contar com um convite para que o shopper conheça um pouco mais sobre a marca ao participar de atividades simples disponibilizadas no PDV, como colocação de painéis interativos, cabines personalizadas, etc.
Como case de sucesso, podemos citar um convite para atividade que repercutiu bastante para a Coca-Cola: foi instalada uma cabine da marca em seus PDVs com promotoras convidando os shoppers para assistir um vídeo. Ao entrar na cápsula, eles participavam de uma grande experiência sensorial e eram também convidados a compartilhar tudo em suas redes sociais.
Sorteios, concursos e cartões fidelidade
Sorteios, concursos culturais e oferecimento de descontos e cartões de fidelidade também são importantes para se criar ações promocionais de sucesso: basta disponibilizar um estande ou balcão e pedir para que os shoppers preencham cadastros ou cupons para estreitar seu relacionamento com a marca.
Engajamento online
Vale ressaltar que, contando ou não com promotores, é sempre interessante incentivar os shoppers a levarem as ações para a internet (seja com hashtags, seja com materiais fotografáveis) e compartilharem tudo em suas redes sociais, já que assim a marca é capaz de aumentar seu alcance e atrair um maior número de visitantes tanto para seu PDV quanto para seu espaço virtual.
Veja mais algumas dicas para potencializar suas ações promocionais dentro do ponto de venda!
Aproveite as datas especiais
Ao longo do ano existem muitos dias especiais que podem ser explorados para criar promoções. Não deixe-os passar em branco. É importante que a sua empresa acompanhe as tendências e esteja atualizada, tendo condições de competir com o mercado.
Carnaval, Dia das Mulheres, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais são fortes atrativos para o comércio, pois a maioria das pessoas está apta a consumir os produtos que são mais procurados nessas ocasiões. Além das comemorações famosas, fique atento ao calendário do varejo para acrescentar outras datas relacionadas ao seu nicho de negócio, mesmo que de forma indireta, como o Dia da Secretária, Black Friday, Dia dos Avós, Dia do Beijo entre outras.
Sinalize o seu ponto de venda
Já percebeu que as ofertas chamam bastante atenção nos estabelecimentos? Essa abordagem é essencial para atrair os clientes. Então não se esqueça: no momento de criar promoções sinalize o ponto de venda, mas sempre de acordo com o objetivo da sua ação de marketing. Essa é uma forma de fazer com que o consumidor passe pelos itens para dar aquela famosa olhadinha.
Coloque um prazo na promoção
Pode parecer óbvio, mas toda a promoção precisa de um prazo para não perder o seu valor de urgência, já que a ideia é que o público compre o mais rápido possível por saber que esse preço baixo não é fixo. Portanto, estipular uma quantidade de tempo é fundamental para que a ideia não fique fria e ultrapassada.
Divulgue suas campanhas
Pouco adianta criar promoções perfeitas e mantê-las desconhecidas. Além da customização do PDV, busque outras formas de divulgar suas campanhas como os tradicionais encartes e tabloides de ofertas. Esses materiais são bastante utilizados para impulsionar as vendas e ampliar o reconhecimento da sua marca.
Para dar ainda mais impacto para a divulgação, junto com os tabloides, é possível criar estratégias de marketing digital e outras táticas online que difundem o alcance.
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