Você já parou para pensar por que algumas marcas ficam na nossa memória por tanto tempo? Na maioria das vezes, o segredo está no storytelling!
Essa é uma técnica fundamental de comunicação que vai muito além de apresentar produtos ou serviços ao público, mas encantá-lo e emocioná-lo por meio de narrativas!
Por isso, ela envolve histórias autênticas e envolventes que despertam emoções, criam identificação e fortalecem a relação entre marcas e consumidores.
Um exemplo clássico é a Nike, que usa o storytelling para inspirar e motivar as pessoas a alcançarem seus objetivos! As campanhas, como “Just Do It”, focam em superação, determinação e a importância de ir além dos limites.
Por meio dessas campanhas, que utilizam personagens reais, a marca soube representar seus valores e objetivos com o uso de boas histórias.
Isso resultou em símbolos conhecidos internacionalmente e facilmente relacionados à marca. “Just Do It”, por exemplo, virou mais do que um slogan, tornou-se uma filosofia! E o logo da Nike também é facilmente reconhecido pelas pessoas!
Ah, e vale destacar que a marca sabe contar histórias visualmente e em diferentes mídias: vídeos impactantes, redes sociais, sites interativos, colaborações com artistas, etc. Ela cria experiências imersivas em torno da narrativa!
Com base neste exemplo da Nike, o blog da Quatrocor preparou um texto completo para mostrar como o storytelling pode ser o diferencial para se destacar no mercado, engajar o público, aumentar o impacto das vendas e construir um relacionamento duradouro com os clientes. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Mas, afinal, o que significa storytelling?
O storytelling é a arte de contar histórias com um propósito. Mais do que narrar fatos, essa técnica busca criar uma conexão emocional com o público, transmitindo valores, missão e identidade de forma natural e envolvente.
Em vez de apresentar uma lista de características de um produto, imagine contar o relato de alguém que resolveu um problema real graças à sua solução. O impacto é muito maior — e mais memorável.
Por isso, a Nike se destaca tanto! Mesmo quando ela trabalha com grandes nomes do esporte (Michael Jordan, Serena Williams, Colin Kaepernick, etc.), ela aposta em narrativas maiores. O foco não é apenas o atleta em si, mas a jornada, os valores e o impacto que eles representam.
Além disso, a Nike muitas vezes foca em histórias de superação, esforço e resiliência, utilizando exemplos de pessoas comuns que enfrentam desafios, mas ultrapassam os limites. E isso gera identificação e inspiração!
Mas, no fim do dia, todas essas histórias – dos atletas de elite e de personagens da “vida real” – se conectam por meio dos valores e da missão da marca. É inspirador, não concorda?
E por que o storytelling funciona tão bem?
Alguns dos diferenciais do storytelling são:
- Despertar de emoções: segundo a neurociência, o cérebro humano tem a capacidade de simular experiências e emoções, como se estivéssemos vivenciando a história em primeira mão. E por isso o storytelling pode funcionar muito bem para envolver os consumidores;
- Facilita a compreensão: uma narrativa bem construída ajuda o público a entender e lembrar da mensagem principal da sua marca, relacionando-a com o fato de que ela é mais do que produtos;
- Constrói identidade: marcas com histórias fortes e coerentes se tornam mais reconhecidas e confiáveis;
- Gera engajamento: o público se sente parte da comunidade da marca, criando uma relação mais próxima com o seu negócio.
Como pensar na prática?
Novamente, vamos pensar na Nike, visto que ela se destaca por seu posicionamento por meio de campanhas.
Vamos considerar uma campanha em que a gigante do esporte opta por apresentar relato real de um atleta amador que venceu seus próprios limites graças a um tênis específico.
Quando a Nike mostra o relato real desse atleta amador, ela aproxima a marca do cotidiano do público. A maioria das pessoas não é profissional, mas muitas enfrentam seus próprios “campeonatos” pessoais. Ver alguém como “nós” vencer gera empatia.
Isso sem contar que histórias de superação motivam. A ideia de que “se ele conseguiu, eu também posso” é poderosa. A marca passa a ser associada a transformações reais e não apenas a consumo.
Além disso, ao mostrar que o tênis específico ajudou na conquista, o storytelling dá um sentido mais profundo ao consumo.
O calçado, então, não é apenas um objeto — ele se torna um símbolo de mudança, um aliado na jornada da pessoa. Isso cria um vínculo emocional com o produto.
Em um mundo saturado de publicidade, o público busca marcas que parecem genuínas, que não vendem apenas um produto, mas um propósito.
Campanhas assim constroem uma comunidade de valores: quem usa Nike acredita na força de vontade, na superação, no movimento. O público se sente parte de algo maior, de uma cultura compartilhada.
Como implementar o storytelling na sua marca?
Para começar a pensar essa estratégia para o seu negócio, é preciso seguir alguns passos. São eles:
- 1. Conheça o seu público-alvo: para contar narrativas que conectem, é preciso entender os desejos, medos, valores e linguagem do seu público;
- 2. Defina sua mensagem central: toda boa história tem um propósito. O que você quer que as pessoas sintam após ouvi-la?
- 3. Aposte em personagens reais: como vimos, pessoas reais geram mais identificação. Pode ser o fundador da empresa, um colaborador ou um cliente;
- 4. Dê significado à sua marca: narrativas envolventes têm obstáculos e superações. Mostre como seu negócio participa dessa jornada;
- 5. Seja autêntico: o público sabe quando a história é forçada. A autenticidade é a chave para criar confiança!;
- 6. Escolha o melhor canal: o storytelling pode estar presente em um ou mais canais, sejam vídeos, posts nas redes sociais, e-mails, podcasts, embalagens e até nas reuniões com clientes.
Resultados: mais do que emoção, vendas
Uma boa história não só emociona — ela convence. Ao se conectar emocionalmente com o público, sua marca ganha visibilidade, fidelização e mais vendas. É o marketing do futuro, mais humano, mais real e mais estratégico.
Integrar o storytelling à identidade visual é uma forma eficaz de fortalecer o posicionamento da sua marca. Assim, seu negócio será sempre lembrado. Como a Nike faz, com a logo e o slogan que representam a marca!
Coloque seu storytelling na identidade visual gráfica da sua marca com a Quatrocor!
Comece agora a transformar sua comunicação com o poder das narrativas e veja o impacto direto no relacionamento com seus clientes!
Com a Quatrocor, a sua história se transforma em design, cor e forma. Acreditamos que uma identidade visual bem construída vai além da estética — ela comunica como sua marca deseja ser lembrada.
Por isso, cada projeto que desenvolvemos carrega uma narrativa única, feita sob medida para refletir a essência do seu negócio!
Nossos serviços incluem papelaria personalizada, embalagens e muito mais — sempre com um olhar estratégico e sensível ao que torna sua marca especial. Usamos a força das cores, das formas e da tipografia para contar sua história de maneira visual, impactante e memorável.
Saiba mais sobre a Quatrocor acessando aqui!