Com o “boom” dos microempreendedores, o Brasil registra cada vez mais empresas. No primeiro quadrimestre de 2024, o país totalizou 21.738.420 empresas ativas, incluindo matrizes, filiais e MEI (microempreendedores individuais).
Nem sempre os empreendedores conseguem manter o seu negócio saudável, especialmente os novos, e um dos principais problemas é a parte financeira. Ter um bom planejamento financeiro é fundamental no processo, já que ele fornece um panorama dos gastos e despesas.
Para entender como funciona um planejamento financeiro e como ele contribui para a sobrevivência de uma empresa, veja o texto a seguir no blog da Quatrocor!
Como funciona o planejamento financeiro e qual a sua importância?
O planejamento financeiro mapeia todas as movimentações financeiras de um negócio, permitindo avaliar a situação atual e criar um panorama para o futuro. A partir dele, é possível ter uma visão clara da entrada e da saída do dinheiro .
Com o auxílio de ferramentas de gestão financeira e tecnologia da informação, ele estima:
- O fluxo de caixa futuro;
- Realiza projeções de vendas e lucratividade;
- Mapeia pontos de equilíbrio de investimentos;
- Identifica os principais indicadores-chaves para a saúde do negócio.
Além de fornecer uma visão nítida da situação atual da empresa, o planejamento financeiro estabelece objetivos alcançáveis e cria estratégias e ações para atingi-los.
Por que o planejamento financeiro não pode faltar no seu negócio?
Muitos negócios não prosperam ou chegam a falência pela falta de um planejamento financeiro. Afinal, usando-o é possível diminuir ou até mesmo extinguir a possibilidade de vários problemas relacionados a finanças, além de encontrar formas de aumentar seus lucros, usando o dinheiro da melhor maneira possível.
As vantagens do planejamento financeiro para o seu negócio são:
- Redução de riscos;
- Maior eficiência nos investimentos;
- Identificação dos setores-chave da empresa;
- Previsão de receitas e lucratividade;
- Maior competitividade no mercado;
- Prevenção e segurança financeira contra imprevistos;
- Avaliação da saúde financeira da empresa.
Fazer um planejamento financeiro consistente permite prever situações adversas e se preparar, criando fundos de emergência e planos de ação para crises.
Ter um controle das finanças possibilita que você corte gastos desnecessários ao identificar prioridades e necessidades reais.
Passo a passo para fazer um planejamento financeiro
Ao criar um planejamento financeiro, existe uma série de passos a serem seguidos e fatores analisados. Nesse processo, o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) tem um papel muito importante.
Esse documento detalha vendas de produtos, mercadorias ou serviços, custo de vendas, lucro bruto, despesas operacionais, administrativas e com vendas, resultado operacional e financeiro e o resultado anterior do tributo sobre o lucro.
Veja os passos para executar um planejamento:
Diagnóstico atual das finanças
O primeiro passo é fazer um diagnóstico atual das finanças. Devem ser analisados o fluxo de caixa, produtos vendidos, lucros, prejuízos, gastos básicos mensais e gastos com fornecedores.
Ao analisar o fluxo de caixa, o empresário vai perceber qual a sua situação. Assim, se ele não for ideal, é possível criar estratégias e trabalhar para reverter o quadro.
Perspectiva para os meses seguintes
Por meio das análises dos lucros e gastos mês a mês dos anos anteriores é possível prever as expectativas para os anos seguintes. Isso também ajuda a lidar com sazonalidades (em caso de negócios que se aplicam) e saber como proceder com esses momentos para não ter prejuízo.
Monitorar a entrada e saída de dinheiro
É importante avaliar a entrada e saída de dinheiro. Então mantenha as notas de toda a movimentação diariamente e esclareça a finalidade de cada gasto. Assim, é possível entender o que traz mais vendas, o que gera mais lucros e quais são os maiores gastos da empresa.
Acompanhar os indicadores
Acompanhe o registro de finanças e a análise de dados para resolver possíveis problemas e prejuízos.
Pró-Labore
O Pró-Labore é uma retirada mensal para donos e sócios equivalente ao salário, separando a renda pessoal da renda da empresa. Um erro muito comum nas pequenas empresas é não separar despesas pessoais das despesas da empresa.
Entendeu a importância do planejamento financeiro e por que ele é fundamental para a estabilidade do seu negócio? Siga essas dicas da Quatrocor, e mantenha o caixa da sua empresa em pleno vigor.