Decidir quais cores usar no seu design não é algo simples. A verdade é que uma cor tem imenso poder, uma vez que as tonalidades despertam emoções e possuem papel fundamental na impressão que as imagens causam. Sendo assim, as combinações devem ser precisas e criar o impacto desejado.
Ao desenvolver uma peça, é importante levar em consideração qual o seu público-alvo e qual ideia você quer transmitir. Falando em identidades visuais marcantes, quando pensamos em determinadas marcas, logo as ligamos à sua cor, como: o Nubank com o roxo, o Mc Donald ‘s com o amarelo e vermelho, e no caso da Coca-Cola, o vermelho.
Para ajudar os designers na escolha das tonalidades, existem algumas dicas a serem seguidas, além de ferramentas, como a Color Wheel, da Adobe.
Veja no texto!
Dicas para escolher as melhores cores para o seu design
O primeiro passo é pensar no perfil do negócio e/ou dos seus clientes. É algo mais arrojado ou conservador? A ideia é ser mais acolhedor ou mais vibrante?
O público-alvo também deve ser levado em consideração: são jovens ou pessoas maduras? Sérios ou descolados?
As cores têm um grande impacto em como as pessoas se sentem, por isso, são um instrumento para transmitir uma mensagem na técnica de design.
Além de pensar no perfil da empresa, o designer também deve se basear em técnicas e teorias da combinação
Psicologia das cores
A psicologia das cores é um estudo que busca entender quais sensações e emoções as cores geram nos seres humanos. Saber sobre o assunto é um ponto importante na criação do design.
Usando a psicologia das cores é possível jogar com os tons de acordo com que você deseja despertar nas pessoas, para criar um design assertivo de acordo com a demanda.
Círculos cromáticos
Enquanto a psicologia das cores ajuda a entender qual impacto os tons vão gerar, outro ponto a ser pensado são suas combinações. Aí o designer pode ter o auxílio de algumas ferramentas, entre elas o círculo cromático.
Formado por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, o círculo cromático é uma ferramenta que proporciona conhecer melhor as propriedades de cada tom e avaliar quais combinações são melhores. A forma com que os tons ficam dispostos no círculo permite visualizar as cores que combinam melhor.
Os subgrupos do círculo também devem ser usados. Eles são constituídos pelas cores complementares, que ficam de lados opostos, e normalmente são combinações usadas para transmitir vitalidade e energia, cores análogas, que ficam lado a lado, e as tríades, três cores dispostas com a mesma distância no círculo.
Color Wheel Adobe
Color Wheel é uma ferramenta da Adobe, um círculo cromático que dá aos usuários uma série de possibilidades para combinar tons. Com a ferramenta, você pode criar temas de cores, baseado na teoria delas e também usar a harmonia dos tons no círculo. Ela é parte do Adobe Color.
Outras possibilidades da ferramenta:
- Extrair gradientes a partir de qualquer imagem;
- Descobrir paletas de cores populares na Adobe Color, sendo possível pesquisar temas por nome, sentimentos ou palavra-chave;
- Descobrir quais cores estão mais em alta nos setores de design.
Outras ferramentas de combinação de cores
ColorZilla
Sabe aquela cor que você viu na internet e gostaria de saber o código? É para isso que serve o ColorZilla, que é um plugin que mostra os códigos das cores no site.
Material Design Colors
É um site baseado no conceito de flat design (design voltado ao estilo minimalista). O Material Design Colors permite que o usuário crie diversas opções de tons para seus materiais, de forma simples e rápida.
Imprima com a Quatrocor
Seus materiais de design precisam de impressão? A Quatrocor Gráfica e Editora entrega as melhores soluções em impressão gráfica para sua necessidade, em todo o país. Faça um orçamento com a gente.