O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto. A data foi escolhida por ser quando o primeiro processo fotográfico foi anunciado e passou a ser vendido, em 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.
De retratos a fotojornalismo, a fotografia é um elemento importante da comunicação, pois é capaz de transmitir mensagens, eternizar momentos e criar conexões.
Por conseguir eternizar fragmentos da história, a fotografia pode contar, por meio da imagem, a evolução e grandes conquistas da humanidade.
Em comemoração à data, a Quatrocor preparou uma lista com seis livros sobre fotografia. Entre eles se encontram desde obras a respeito desta arte, até aquelas que trazem uma seleção de fotos. Veja no texto!
Ver é um todo: entrevistas e conversas 1951-1998, Henri Cartier-Bresson
Henri Cartier-Bresson é considerado um dos pais do fotojornalismo, e suas fotos são conhecidas por capturarem o momento decisivo, um conceito criado por ele. O momento decisivo é aquele em que o fotógrafo captura uma imagem única, que nunca mais será reproduzida.
“Ver é um todo: entrevistas e conversas 1951-1998” é um livro que conta com 12 conversas com o fotógrafo francês Cartier-Bresson, que retratam como ele via a sociedade e a fotografia. Disponibiliza imagens inéditas e trechos escritos por ele próprio.
Ligeiramente fora de foco, Robert Capa
“Ligeiramente fora de foco” é uma obra autobiográfica de Robert Capa, famoso fotógrafo de guerra e também um contador de histórias. Ele narra sobre sua vida privada e profissional, falando sobre sua experiência como correspondente de guerra, e a convivência com seus amigos John Steinbeck e Ernest Hemingway e sua namorada, a atriz Ingrid Bergman.
François Halard, François Halard
O livro autointitulado reúne grandes trabalhos do fotógrafo François Halard, um dos maiores fotógrafos de interiores e lifestyle do mundo. Suas fotos já estamparam as páginas de revistas, como: Vogue, Vanity Fair, GQ e House & Garden.
Essa obra tem fotografias das casas de grandes personalidades, artistas e designers, como: Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Richard Avedon e Elsa Schiaparelli.
Habitat + Brasil, Tuca Reinés
Pela perspectiva de Tuca Reinés, os leitores veem exemplos recentes de arquitetura contemporânea residencial no Brasil em “Habitat + Brasil”. São 22 duas casas retratadas nas imagens, captadas em 15 cidades e seis estados.
A ideia é apresentar as casas sob uma perspectiva fotográfica. Além das fotos serem de sua autoria, Tuca também escreveu os textos.
Tudo sobre fotografia, Juliet Hacking, David Campany
“Tudo sobre fotografia” é um livro em que Juliet Hacking e David Campany trazem uma série de imagens do cotidiano, a beleza das pessoas comuns e fotografias da natureza. Organizadas de forma cronológica, as fotos vêm acompanhadas do contexto sociocultural em que foram feitas, o que ajuda os leitores a entender a história.
Na obra, destaca-se um fotógrafo representante de cada gênero, como: fotografia documental, etnográfica, de vanguarda, publicitária, nu e contemporânea.
Gênesis, Sebastião Salgado
“Gênesis” traz fotografias de Sebastião Salgado, feitas ao longo de 8 anos em viagens por mais de 30 países. Tratam-se de mais de 200 imagens que retratam lugares nunca vistos antes.
Sebastião é conhecido como um fotógrafo que faz longas expedições para destinos poucos retratados, e por seus registros em preto e branco. Já fotografou cenas de miséria e desigualdade ao redor do mundo, trabalhadores rurais, sem-terra, crianças e outros grupos excluídos.