Estar presente no mundo digital pode ser uma boa estratégia de marketing. Mas as telas não são a única forma de comunicação. Os materiais gráficos, como cartão de visita, por exemplo, ainda são necessários e, se bem-feitos, chamam a atenção e contribuem para a autoridade de uma marca.
As redes sociais não ameaçam os materiais gráficos. Neste texto, você verá que eles podem se complementar e reforçar ainda mais a presença da marca com o público.
Material gráfico e redes sociais
Quando se fala em material gráfico, não se fala apenas em flyers e folders. Imagine a seguinte situação: um influenciador digital recebe um press kit de uma determinada marca. Os produtos vão dentro de uma caixa (material gráfico), que estão em uma sacola de papel com a marca estampada (material gráfico) e podem conter, por exemplo, um cartão de desconto ou um convite para conhecer a nova marca. Esses últimos, também são material gráfico.
De modo geral, o material gráfico ajuda a compor a identidade visual de uma empresa. Se o material é feito em papel de boa qualidade, com uma identidade visual gráfica bem pensada, ele se destaca no vídeo, chamando a atenção dos seguidores do influencer.
Onde utilizar materiais gráficos?
O primeiro lugar onde o material gráfico será utilizado é dentro da própria empresa. Papel timbrado e envelopes com a logomarca são exemplos de como esse tipo de material é importante.
Além disso, em feiras e eventos os cartões de visitas, flyers, folders, sacolas e brindes como blocos de anotação com a logo do negócio e calendários são materiais gráficos que reforçam a identidade visual do negócio com o público-alvo.
Um exemplo: em uma palestra é difícil lembrar todos os tópicos falados. Mesmo que você encaminhe o material apresentado em um arquivo pelo WhatsApp, ou disponibilize a gravação no YouTube, um folder com os temas, nomes dos palestrantes e contatos ajudam em uma comunicação mais clara e direta, pois o público pode entrar em contato posteriormente para possivelmente fechar um negócio.
O totem, outro material gráfico, é um meio de sinalização muito utilizado em eventos. Ele serve para chamar atenção da marca, sinalizar alguns eventos, divulgar produtos e promoções e compartilhar outras informações. Se bem criativos, podem virar atração e se tornar um ponto “instagramável” no evento, sendo fotografado, gravado e publicado em diversos perfis nas redes sociais.
Painel PDV ou Backdrop é uma das principais formas de divulgação de marcas em eventos. Esse material gráfico pode vir em diversas formas, dependendo do evento podem ser painéis fixos, modulares ou faster displays. Também podem ser um ponto para fotos e chamar a atenção no mundo digital.
Quatrocor – solução em material gráfico
A Quatrocor, gráfica e editora, transforma ideias em realidade, de maneira sustentável e com preços competitivos.
Rapidez, qualidade e atendimento personalizado são os diferenciais, garantidos por uma equipe especializada e parque gráfico modernizado.
Para conhecer os mais diversos materiais gráficos que a Quatrocor faz, clique aqui.