Como fazer comunicação interna da melhor maneira?

A comunicação institucional trata-se de um conjunto de estratégias de comunicação interna e externa com o objetivo de criar a identidade de uma marca. Pode-se dizer que existem diversos fatores que caracterizam esse processo, porém, ele se pauta basicamente em formas de relacionamento com os próprios colaboradores e entre a organização e seu público, sejam eles clientes, instituições entre outros.

Saber como desenvolver a comunicação institucional é fundamental, pois ela será capaz de posicionar a empresa no mercado, transmitindo seus ideais e cativando os consumidores, ou seja, não é a toa que o nome desse conjunto de ações é comunicação: sem elas é como se o seu negócio não tivesse voz.

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Internalize os valores e a missão do seu negócio

Em linhas gerais, é como se a marca fosse uma pessoa: antes de sair falando por aí, é preciso saber quem ela é, o que pensa, quais são suas crenças e definir sua personalidade, senão suas opiniões e ideias não terão impacto. Sendo assim, o primeiro passo para uma comunicação institucional de sucesso é definir essa identidade detectando a missão, os valores e a visão da empresa.

Dê valor ao público interno

Os colaboradores são fundamentais, pois são os responsáveis pelos resultados conquistados. Sabendo disso, para atingir uma comunicação institucional sólida e bem preparada é necessário que as informações sejam bem passadas internamente. A razão disso é simples: quando as pessoas de “casa” estão cientes e satisfeitas com as políticas e os posicionamentos da organização, o serviço é feito com mais segurança e motivação.

Portanto, preocupe-se com sua equipe no dia a dia por meio de ações voltadas para o marketing interno. Para realizar esse relacionamento, pequenos investimentos podem fazer uma grande diferença: crie materiais de papelaria como agendas, cadernos e calendários personalizados; desenvolva folders para divulgar atividades, curiosidades do mercado de trabalho e dados de acordo com o nicho empresarial. Outra dica é apostar no jornal corporativo que pode ser uma opção mais elaborada, capaz de informar e gerar mais capacitação.

Comunique-se externamente

Esse é o momento de conversar com seus clientes, organizações, imprensa entre outros. Para isso é importante que a comunicação institucional esteja de acordo com os pilares da empresa e também dê valor à linguagem do público-alvo, pois não existe boa comunicação sem veracidade e entendimento entre quem “fala” e quem “escuta”. Sabendo disso, pense na melhor maneira de colocar-se.

Para estreitar esse envolvimento, você pode investir nos catálogos e nas revistas que são boas maneiras de divulgação de produtos e geração de conteúdo. Além disso, eventos, fóruns de discussões e workshops podem ser ótimas opções para quem busca impactar positivamente.

Agora que você sabe a importância da comunicação institucional, que tal investir nos materiais gráficos que vão te ajudar a desenvolvê-la?

Criar uma revista ou jornal de comunicação interna e externa pode trazer muitos benefícios para a sua marca. A justificativa desse sucesso está no fato desse material ser capaz de manter proximidade com o público interno e externo, podendo entretê-los e fidelizá-los a partir de conteúdo relevante e especializado.

Ao investir nessa estratégia de comunicação, sua empresa pode ganhar mais credibilidade. Porém, para criar uma revista que traga resultados positivos, a produção precisa ser excelente, demonstrando o profissionalismo que a sua companhia quer passar para o mercado.

Quer criar um material de comunicação interna de sucesso? Não pule nenhum desses seis passos.

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1 – Pesquise a concorrência

Para criar uma revista de sucesso não comece do zero, busque referências em outros impressos. Faça uma pesquisa geral da concorrência levantando como é feito o design, quais são as formas de abordagem dos textos, qual é a linguagem entre outras características. Esse processo é fundamental para adquirir conhecimento e descobrir quais são as boas e más práticas. Até porque você não vai querer que a revista da sua marca seja igual as outras, certo?

2 – Defina a periodicidade

Para criar uma revista é necessário saber qual será a sua periodicidade, podendo ser quinzenal, mensal, bimestral, trimestral etc. É importante definir previamente qual será essa frequência para facilitar os outros passos, tendo em vista que você já terá noção sobre as datas, podendo planejar quanto tempo será utilizado para cada edição.

3 – Organize as matérias

O próximo passo para criar uma revista é organizar o conteúdo, começando pelas pautas. Para isso, no momento de criar a sua revista, inicie desenvolvendo as editorias e dividindo os assuntos. Se o seu negócio for uma rede de supermercados, por exemplo, você pode criar uma categoria para receitas, outra para artigos sobre eletrodomésticos, casa, decoração entre outros.

Depois que as divisões estiverem estabelecidas, pense em quais serão as matérias e qual será o espaço que elas ocuparão dentro do layout de cada página. Não se esqueça de levar em consideração qual é a ordem mais adequada do ponto de vista dos temas abordados e da parte visual.

4 – Monte o boneco da revista

O boneco é um protótipo da revista que serve para testar como esse impresso ficaria em sua versão final. Essa estratégia é utilizada para checar tudo: a viabilidade das ideias na prática, as condições do papel escolhido, a organização da diagramação, revisão do conteúdo e toda a questão técnica. Essa fase é essencial no desenvolvimento gráfico.

5 – Finalize seu arquivo adequadamente

Para enviar o projeto para a gráfica existem algumas recomendações. Uma delas é que o arquivo esteja fechado, por isso é preciso converter a versão aberta em outra mais compacta, geralmente em PDF, que não permite alterações inesperadas.

Para evitar erros, problemas e desperdícios, nesse processo de fechamento você deve verificar se todos os detalhes estão de acordo com as regras da gráfica. Assim, confira todos os textos, fotos, títulos, ilustrações e tudo mais o que compor a sua revista.

6 – Invista na impressão

Nada de economizar nessa fase! Afinal, não adianta investir na melhor produção se a finalização ficar mal feita e desvalorizar tudo que já foi feito. Portanto, para passar profissionalismo o seu material precisa de uma impressão perfeita! Procure uma gráfica com experiência para desenvolver o serviço por completo, te orientando sobre a escolha do tipo de papel, a gramatura e todas as características que envolvem um bom trabalho gráfico.

Como você percebeu criar uma comunicação interna de sucesso não é fácil, mas com a Quatrocor isso é totalmente possível! Solicite um orçamento sem compromisso!

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