Como criar um logotipo de sucesso?

Logotipo, logo e até o termo errado, logomarca. É aquele desenho que representa uma marca é parte importante de qualquer estratégia de marketing.

O logotipo é o símbolo de identificação, é por meio dele que o seu público vai identificar sua marca, produto e/ou serviço em meio a uma grande variedade.

Na hora de criar um logotipo é necessário muito cuidado.

Porém, poucos sabem sobre o extenso trabalho de pesquisa, desenvolvimento que a teoria do design, e até da psicologia, envolve semiótica, cor, composição, conceito, etc. Para observar todos esses detalhes, o profissional designer leva um bom tempo para chegar ao símbolo ideal, que também seja bonito e funcional.

Para você entender todo o trabalho que envolve a criação do logotipo, separamos algumas dicas para ajudar você a criar um logo que seja o melhor para sua marca.

Assim, quando você contratar o designer, já tem uma ideia de como o logo é concebido, e saber desses passos pode, inclusive, ajudar você a ser mais claro e alinhar melhor as suas ideias com as do profissional, tendo resultado mais satisfatório.

Vamos começar a montar o logotipo?

logotipo simples

Seja simples

Um logotipo deve ser simples. O logotipo é uma representação gráfica da sua empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias.

Logotipos muito enfeitados, cheios de elementos e efeitos transmitem uma sensação de desorganização. E ninguém quer que a imagem da sua empresa seja essa, não é mesmo?

Logotipo é quando unimos o ícone que dá a cara da marca ao título/nome da mesma.

Isso significa que o logo é metade “desenho” e a outra metade é texto.

Em alguns casos, além do nome da marca, algum texto de apoio ou slogan é adicionado. Sendo assim, essa simplicidade também deve ser mantida na escola da fonte que vai escrever esse texto.

Perceba que “fonte” foi citado no singular. Usar mais de uma fonte em um logo não é recomendado.

A tipografia uniforme no seu logotipo gera conformidade visual, as coisas combinam melhor e você grava na memória visual do seu cliente o nome da sua marca escrita naquela fonte específica.

Isso faz toda a diferença.

Pense nas marcas mais famosas, com logotipos mais difundidos, por exemplo: Coca-cola, Adidas, Disney e Nike. Todas os longos dessas marcas tem em comum uma tipografia que nos faz identificar de pronto o produto.

Mantenha simples, use apenas uma fonte.

pesquisa para fazer um logotipo

Pesquisa

A pesquisa é o primeiro passo na hora da criação de um logotipo. Já ouviu aquela frase: “nada se cria, tudo se copia”?

Não é exatamente assim que as coisas são, mas as boas referências é essencial para criar um logotipo interessante. Novamente, pense em seus logos favoritos. Aqueles logos que você bate o olho e sabe exatamente do que se trata.

Os melhores exemplos aqui são: Nike, Coca-Cola e Apple são sempre citados uma vez que é indiscutível que essas marcas são líderes de mercado em seus segmentos e facilmente reconhecidas pelos seus logotipos, certo?

Pesquise concorrentes

Quem são seus concorrentes? Observe aquelas empresas/marcas que oferecem o mesmo (ou quase o mesmo) que você e tome seus logotipos como empresas como referências.

Não para copiar, mas para analisar os elementos usados, as cores, e tente criar algo que faça com que o seu logotipo se diferencie, chame mais atenção e seja mais bem resolvido que os concorrentes.

Conheça sua persona

Os públicos diferentes demandam logotipos diferentes. Procure fazer uma análise detalhada sobre o tipo de persona que você deseja atingir.

Pesquise também os logos das marcas que a sua persona mais se identifica. Você pode fazer isso com uma pesquisa verbal, conversando com amigos que se enquadram no perfil da sua persona, perguntando nas suas redes sociais, criando formulários.

Colete os dados para direcionar melhor o resultado final do seu logotipo.

Pesquise tendências

Após ficar por dentro do que os seus concorrentes estão fazendo, se atualize sobre o que tem sido feito em relação ao design. E design é algo que está em constante modificação.

O que era feito nos anos 90 é completamente diferente do que foi feito nos anos 2000, que é diferente do que fazemos hoje.

Pesquisar logotipos que são feitos hoje em dia e toma-los como referência previne que você crie algo antiquado ou muito fora dos padrões atuais. Pode parecer uma boa ideia fazer algo fora dos padrões atuais.

Pode parecer uma boa ideia fazer algo fora dos padrões para se destacar facilmente, mas dessa forma você associa a sua marca a algo muito antiquado ou “brega”, sem cuidado com a identidade visual, o que é péssimo.

Lembrando, também que não há apenas uma “tendência” vigente. Tendências coexistem, se mesclam, se dividem.

Aposto que você encontra o melhor estilo para representar a sua marca. Pense no que tem mais a ver como o que você quer passar para o seu público sobre você mesmo.

logotipo de sucesso evolução do logotipo da coca-cola

Conceito

Depois de recolher todos os dados de análises e pesquisas, é hora de pensar em um conceito para o logo e determinar o que você quer passar através de suas formas.

Isso pode parecer muito subjetivo, mas um conceito fechado pode resultar em um logotipo que expresse o serviço prestado.

Esboço

Pesquisa feita, conceito fechado. É hora de encarar a folha de papel em branco.

Mesmo que você não saiba desenhar necessariamente, pegue uma folha em branco e rabisque as ideias iniciais que você está tendo. Isso é uma técnica muito eficiente. Nem os designers mais experientes pulam essa etapa e já vão direto para o computador.

A distância mais curta entre o cérebro e o papel é usar um lápis ou caneta. Mesmo que os seus esboços sejam apenas garranchos, eles ajudam na finalização do logotipo.

Digitalização

Aqui, é hora de sentar em frente ao computador e transformar as ideias que você tem no papel em um arquivo dentro do seu computador que possa ser utilizado em todos os seus materiais.

O processo de digitalização na hora de criar um logotipo também pode ser chamado de vetorização. Porém, para esse processo, você precisa de uma noção de computação gráfica e saber utilizar softwares gráficos é essencial.

logotipo tipografia

Tipografia

Pronto, você está com a tela em branco aberta na sua frente, alguns rascunhos desenhados num pedaço de papel e algumas ideias na cabeça. Vamos começar com a parte escrita do seu logo.

Provavelmente, você não pensou exatamente em qual tipo de letra vai usar no logotipo, certo?

Pois bem, tipografia é ciência que demanda bastante estudo, mas vamos tentar deixar as coisas o mais simples possíveis aqui. Sem dúvida uma característica que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa. O que é a serifa?

Serifa são prolongamentos nos cantos das letras. Logo, fontes podem ser serifadas, ou não. Sobre a serifa, siga essas duas regras:

  1. Serifas fazem mais sentido em logotipos sérios e/ou clássicos;
  2. Use fontes sem serifa em logotipos descontraídos e/ou modernos.

Ainda existem tantos tipos de fontes, mas explicações aprofundadas ficam para um próximo artigo. Na escolha da fonte para o seu logo, uma lei que não pode ser desconsiderada de forma alguma é a legibilidade.

Prefira fontes menos enfeitadas. Afinal, assim ninguém entende o nome da sua marca.

Lembrando que não é exatamente uma regra, afinal, gosto não se discute. Sempre há quem encontra boas aplicações para determinadas fontes. Mas seguir as dicas já ajuda a evitar que sua marca seja genérica, sem personalidade, e/ou motivo de chacotas. ‘

Decidir a melhor fonte para o seu logo não é uma coisa fácil. Para isso, escreva o nome da sua marca, faça várias cópias e aplique diferentes fontes em cada uma.

Cores

Quando o desenho e a tipografia foram escolhidos, é hora de escolher as cores. É legal pensar primeiro no seu logotipo em versões monocromática (preto e branco). Se ele funcionar em preto e branco – o que seria a sua versão mais simples nos casos em que o seu logotipo será aplicado em alguma mídia que não suporta a utilização de mais de uma cor – ele vai funcionar com várias cores também.

A escolha das cores para um logotipo é um assunto delicado.

Envolve gosto pessoal, conhecimento de sua persona, do seu mercado, do seu próprio produto… mas uma forma de se decidir é a utilizar conhecimentos relacionados a teoria e a psicologia das cores.

Esses são alguns quesitos que você precisa estar atento na hora de criar um logotipo. Fique atento, porque o logo é essencial na hora de montar qualquer material gráfico.

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