O design é uma área que permeia diversos aspectos da vida cotidiana, desde os produtos que usamos até os ambientes que frequentamos.
Embora muitas vezes seja associado apenas à estética, o design envolve estratégias para melhorar a funcionalidade, a experiência do usuário e até mesmo a sustentabilidade de um projeto. Sua importância está presente em inúmeros setores, tornando-o uma ferramenta poderosa para criar soluções inovadoras e conectadas às necessidades das pessoas.
O design é basicamente um processo para solucionar um problema. Trata-se de um conceito bem amplo, que a Quatrocor vai explicar neste texto.
O que é design?
Para entender o que é design e como ele funciona, é necessário entender seu conceito, que pode ser bem amplo. A definição no dicionário diz que ele é a concepção de um produto, no que se refere a sua forma física e funcionalidade.
A World Design Organization (WDO) define o design como um processo estratégico que melhora a qualidade de vida das pessoas com produtos, sistemas e experiências inovadoras.
Além do aspecto visual, a área também engloba usabilidade, ergonomia, sustentabilidade e eficiência. O design ajuda o produto a ser mais atraente, marcante e fácil de usar, e também transmite valores e emoções, ajudando as empresas a se conectarem com o cliente.
Diferença entre design e designer
Há quem confunda ou não saiba as diferenças do conceito de design e designer. Enquanto o design é uma área de atuação, o designer é o profissional que exerce as funções relacionadas a ela.
Áreas do design
Por tratar-se de um setor muito amplo, o design é dividido em várias áreas, as principais delas são:
- Design gráfico;
- Design de produto;
- Design de ambientes;
- Design de moda.
As principais etapas do processo de design
O processo de design passa por etapas, que começam na definição do problema a ser solucionado, concluindo no produto em si, que traz a solução buscada desde o início. Em geral as etapas são definição do problema, pesquisa e inspiração, ideias, desenvolvimento, apresentação, feedback, produção e implementação, e avaliação e revisão.
Vamos entender um pouco sobre cada uma delas:
Definição do problema
No primeiro passo do processo de design, os profissionais identificam qual é o problema a ser resolvido, é o ponto de partida para o que deve ser feito no projeto. As análises de mercado, bem como entender o público-alvo são fundamentais nessa etapa.
É aqui que começa a base do projeto, pensando no que deve ser feito. Sem entender o problema, não é possível criar um projeto satisfatório para o cliente.
Pesquisa e inspiração
Entendido o problema, com conhecimento sobre o mercado e público-alvo, é hora de pesquisar e buscar inspirações para o projeto. Uma pesquisa aprofundada é necessária no momento de buscar referências.
Nessa etapa é importante procurar tendências relevantes em design e projetos semelhantes ao que está trabalhando.
Ideias
Fundamentado pelas pesquisas e inspirações, os profissionais realizam sessões de brainstorm, com o intuito de gerar várias ideias. Nesse momento, as ideias podem ser apresentadas com maquetes, esboços e protótipos.
Desenvolvimento
Depois que o caminho a ser seguido foi definido, as ideias são refinadas e começa a criação de designs físicos e digitais mais elaborados, para expor a ideia do produto.
É um momento importante, porque é a criação do que vai ser apresentado ao cliente, do que se pretende em relação àqueles produtos.
Apresentação
Os conceitos são apresentados ao cliente, que vai entender qual a ideia e formar sua opinião a partir da apresentação. Essa etapa inclui, além das apresentações digitais e físicas, uma defesa por parte dos profissionais.
Feedback
Depois da apresentação, o cliente dá o seu feedback. Baseado nas suas opiniões, o projeto será ainda mais refinado, ou alterado.
Produção e implementação
Depois de finalizado e aprovado pelo cliente, é hora dos produtos serem produzidos e depois implementados. É a partir dessa etapa que vai se ter a ideia se o projeto de fato funciona.
Avaliação e revisão
A partir do momento em que o produto é implementado, ele passa a ser avaliado, assim é possível saber se ele corresponde às expectativas e se está resolvendo o problema original. Depois da avaliação, é possível que haja ajustes futuros.
Imprima seus projetos com a Quatrocor Gráfica e Editora!
A Quatrocor Gráfica e Editora oferece uma série de produtos gráficos com a qualidade de quem tem anos de experiência, e também entrega os seus pedidos em todo o país.
Entre em contato com a gente e faça um orçamento ou acesse a nossa loja virtual.