Um dos carros-chefes de qualquer estratégia de marketing são as personas. É com base nelas que deve ser definido o tom a ser usado e tudo que deve ser feito. Uma persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal.
Esse conceito foi criado pelo designer e programador de softwares Alan Cooper, enquanto desenvolvia um sistema de gerenciamento de projetos em 1983. Quer entender melhor do que se trata um persona, onde ela se encaixa no processo de marketing e como criar uma para o seu negócio? Leia o texto da Quatrocor!
O que uma persona representa e para o que serve
A representação de um cliente ideal de um negócio (persona) é construída com uma profunda análise de dados de clientes reais. Entre as características analisadas estão comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.
Estratégias de marketing são criadas a partir da persona, sendo assim, alinhadas ao perfil e interesse dos clientes, elas proporcionam:
- personalização da comunicação;
- otimização de investimentos;
- produção de conteúdo relevante.
Sem uma persona definida, uma empresa corre sérios riscos de criar uma estratégia que não fale com o público correto.
Diferença entre persona e público-alvo
Muitas vezes, os conceitos de persona e público-alvo são confundidos, mas apesar de características em comum, ambos são diferentes.
Enquanto o público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum que a marca escolhe para direcionar suas campanhas e anúncios, uma persona tem um perfil detalhado, levando a uma segmentação mais focada e eficiente.
Tipos de personas
Buyer persona
Tipo mais usado, a buyer persona é aquela que representa o comprador ideal. Nesse caso, a ideia é compreender melhor o perfil de consumo desses clientes, estudando preferências de métodos de pagamento e buscando soluções para o problema do cliente.
Audience persona
Aqui, o que é avaliado é qual tipo de pessoa acessa e consome os conteúdos de uma empresa nas redes sociais. Sua função é melhorar o engajamento entre marcas e usuários. A “audience persona” representa quem visita suas páginas nas redes sociais e lê seus conteúdos de blog.
Proto persona
Trata-se de um direcionamento inicial para várias personas de uma empresa. É feito através de um brainstorm. Elas são criadas a partir de ideias da própria equipe, que tenta reunir as ideias sobre quem está usando o produto ou serviço. Seu objetivo é ajudar a entender melhor o público-alvo da empresa.
Brand persona
A brand persona é uma representação semifictícia da personalidade da marca, que ajuda a definir como ela se comunica e se relaciona com seu público-alvo. Ela é como um “personagem” que personifica a marca e inclui características, como: tom de voz, valores, estilo e personalidade.
Qual a importância de ter uma persona definida?
Ao aprofundar o seu conhecimento sobre o público, uma persona faz com que você entenda o valor do seu produto diante dos clientes, qual espaço ele ocupa na vida das pessoas. Além disso elas definem:
- Quais canais vão ser utilizados para interagir com público e como eles vão ser usados;
- Pautas de marketing de conteúdo, levantando as dúvidas e necessidades de cada público;
- A melhor linguagem e tom de voz.
Como criar uma persona para o seu negócio
Coletar dados
O primeiro passo é coletar os dados dos clientes, sendo necessário planejar a pesquisa: definir objetivos, público-alvo e qual vai ser a forma de coleta.
A ideia é entender o perfil dos consumidores. Para isso são feitas uma série de perguntas, elas variam de acordo com o negócio, e as mais comuns são:
- Qual seu gênero? Idade? Cidade? escolaridade?
- Como é a sua rotina?
- Quais são seus principais objetivos?
- Quais redes sociais você usa?
- Como você se informa?
Analisar dados
Na etapa de análise de dados, é hora de identificar padrões. O que cria uma persona são as características, problemas e desafios comuns a vários clientes.
Estruturar
Depois da coleta e análise de dados, é hora de estruturar a persona. Crie um perfil bem definido, que aborde características relevantes, detalhe o perfil do cliente de acordo com as respostas e faça um texto descritivo sobre a persona.
Entender a importância de uma persona é fundamental para qualquer negócio que deseja se destacar em um mercado competitivo. Definir esse perfil ideal de cliente é o primeiro passo para personalizar estratégias, otimizar investimentos e construir um relacionamento autêntico com o público.
Sem uma persona clara, uma marca corre o risco de falhar em se comunicar de maneira eficaz e, consequentemente, de perder oportunidades de mercado. Portanto, se você ainda não definiu as personas do seu negócio, agora é o momento ideal para começar. Com as orientações certas, você poderá criar estratégias mais alinhadas e alcançar resultados surpreendentes.
Quando contratar uma empresa especializada para definir sua persona?
Se a sua empresa não se sente preparada ou capacitada para realizar a pesquisa e criação de personas sozinha, pode ser vantajoso considerar a contratação de uma consultoria especializada. Empresas de marketing e análise de dados têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para criar personas detalhadas, baseadas em uma investigação profunda do mercado e dos consumidores.
Com o suporte de profissionais experientes, você garante que sua estratégia seja bem estruturada, maximizando a eficiência das suas campanhas e melhorando a comunicação com seu público-alvo. Isso permite otimizar investimentos, criar conteúdos mais relevantes e, consequentemente, alcançar melhores resultados.