5 dicas para movimentar suas lojas no Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma oportunidade de mais lucro para o comércio do que em períodos normais. Para 2023 a estimativa era de que a data movimentasse em torno de R$ 7,67 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Como em toda data sazonal é fundamental estar preparado para o aumento de demanda. Afinal, de nada adianta que as buscas por produtos sejam maiores, se seu comércio não está preparado para atender a procura. 

Preparar-se para a sazonalidade exige um planejamento que preveja desde quando o crescimento irá começar e qual o potencial de aumento. É essencial ter a quantidade de produtos necessários em estoque e também contratar pessoal extra quando a situação exigir. 

O Dia dos Pais no Brasil é sempre no segundo domingo de agosto e, neste ano, acontece no dia 10. Pensando nisso, a Quatrocor  elaborou um texto explicando como preparar o seu comércio para a data!

Planejamento

Toda data sazonal requer um planejamento para os estabelecimentos e no Dia dos Pais não é diferente. Na realidade, o ideal é que todas as datas sazonais do ano estejam em um planejamento anual.

Durante o planejamento para o Dia dos Pais, um comerciante vai prever suas necessidades e possíveis cenários. É a hora de criar estratégias de vendas e divulgações e definir quais são os principais produtos, ou seja, aqueles mais procurados na data. 

Planejar a estratégia de uma data sazonal inclui avaliar as oportunidades, estudar o histórico da empresa e o perfil dos clientes. Um planejamento bem-feito começa em prever o potencial daquele período e traça caminhos que vão desde campanhas especiais, marketing, controle do estoque e do serviço prestado. 

Estoque 

Se tem aumento de vendas, é preciso mais produtos no estoque para suprir a demanda. Essa é uma conta simples que deve ser calculada com antecedência.

Antes das datas sazonais, os comerciantes precisam fazer uma previsão de vendas, para calcular a quantidade de produtos necessários para o estoque, acompanhando o histórico da empresa e resultados de campanhas anteriores. Lembre-se de sempre ter um pouco a mais dos produtos que são interessantes como presentes para os pais, para cobrir possíveis vendas extras e garantir a variedade de produtos. 

Divulgação 

Uma boa divulgação é  essencial para alavancar as vendas, devendo ser movimentada com antecedência e com tópicos importantes a se pensar:

  • Faça uma divulgação de produtos que se encaixem com a data;
  • Divulgue promoções, produtos e descontos especiais;
  • Pense nas vitrines;
  • Use o apelo visual para destacar os produtos;

Por último, dê uma atenção especial às redes sociais. Essas plataformas são uns dos principais meios de divulgação nos dias de hoje, esteja conectado e crie uma estratégia de divulgação online. 

Importância do PDV 

Pensar no visual das lojas também é fundamental, uma vez que isso pode influenciar os clientes nas compras. Além de uma decoração temática, é importante estar atento aos PDVs (ponto de vendas). Eles devem ter uma comunicação elaborada que se alinhe com a data e atraia os olhares dos clientes. 

Os produtos que têm mais chances de vendas devem ser posicionados de uma forma que se destaquem para os clientes. Pense na maneira de distribuir os itens, para que fiquem visíveis e utilize aqueles que têm maior impacto. 

 

O papel dos materiais gráficos no Dia dos Pais

 

Tanto na divulgação como nas vendas em datas sazonais, os materiais gráficos são um apoio importantíssimo para o comércio. No Dia dos Pais, não se esqueça de investir nesse quesito.

É importante lembrar que os materiais gráficos devem ser criados com no mínimo 30 dias de antecedência. 

Quando falamos em divulgação, é  essencial apostar em panfletos. Também é interessante investir em catálogos que divulguem promoções e produtos especiais. 

Outra grande jogada são os vale-presentes, eles são uma forma de presentear os pais quando a pessoa está na dúvida do que escolher, ou quer o próprio pai decida. Podem ser feitos em versões impressas, o que o torna charmoso. 

Na hora das vendas, as sacolas e as embalagens de presentes personalizadas são uma aposta certeira, já que demonstram cuidado e por isso agradam aos consumidores. 

Faça seus materiais gráficos com a Quatrocor!

Quer produzir seus materiais gráficos para o Dia dos Pais e não sabe onde? A Quatrocor Gráfica e Editora tem anos de experiência e entrega em todo país. Aqui seus produtos são feitos com alta qualidade e capricho.

Entre em contato com a gente e faça um orçamento! Ou compre em nossa loja virtual!

 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?